3200973 | O OLHAR DOS ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA DISCIPLINA SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA PARA A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. | Autores: Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde - Uece|docente E Membro do Grupo de Estudo E Pesquisa Em Saúde Coletiva - Grupesc|centro Universitário Christus - Unichristus ; Carlos Augusto Cosme Pereira|carlosaugustocosme@hotmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|centro Universitário da Grande Fortaleza ; Maria Simone da Costa Freitas|simonefreitas12@gmail.com|enfermeira|mestrando Em Ensino Na Saúde - Uece|mestranda|universidade Estadual do Ceará - Uece ; Lueyna Silva Cavalcante|lusilvacavalcante@gmail.com|enfermeira|mestranda Em Ensino Na Saúde - Uece|mestranda|universidade Estadual do Ceará - Uece |
Resumo: **Introdução:** A sexualidade está presente em diferentes campos de conhecimento sendo debatida principalmente nas áreas da educação e da saúde, sofrendo alterações e transformações durante a contemporaneidade, compreendida como um aspecto que transcende o ato sexual ou que envolve apenas a reprodução sexual, para um conceito que visa um estado de saúde e bem estar do indivíduo, para consigo mesmo e/ou seu parceiro. **Objetivo: **Compreender o olhar dos acadêmicos de enfermagem sobre a contribuição da disciplina de Saúde Sexual e Reprodutiva para a atuação do Enfermeiro. **Método:** Tratou-se de um estudo descritivo transversal de campo de caráter qualitativo. Foram entrevistados 30 acadêmicos de enfermagem, em uma Instituição de Ensino Superior de Fortaleza-CE. O estudo foi submetido à apreciação pelo Comitê de Ética. **Resultados: **A disciplina traz um processo de novos aprendizados, contudo ainda tem o desafio de quebrar tabus que permanecem nesses futuros profissionais. A disciplina colabora para compreender os conceitos que envolvem gênero, além de sensibilizar o acadêmico para desenvolver habilidades de cuidado adequados para conduzir melhor a assistência. **Conclusão:** A sexualidade quanto ao processo formativo na concepção de discentes é fundamental para uma prática de enfermagem de qualidade, contudo é observado que os conceitos na sua essência, bem como a compreensão dos fatores que envolvem a sexualidade ficaram ausentes nos processos formativos. **Implicações para a Enfermagem: **O profissional enfermeiro tem demonstrado cada vez mais sua importância no cuidado e na assistência, sendo assim, necessário para debater sobre o processo formativo no campo da sexualidade para que o mesmo possa desenvolver uma visão holística do processo de cuidado.
Referências: Marcon, Amanda Nogara, Prudêncio, Luísa Evangelista Vieira, & Gesser, Marivete. Políticas públicas relacionadas à diversidade sexual na escola. Psicologia Escolar e Educacional; 2016, 20(2), 291-302.
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José Bistafa, Matumoto Silvia, Fortuna Cinira Magali. Os desempenhos da enfermeira na saúde da família: construindo competência para o cuidado. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2013 Dec [cited 2018 Dec 01] ; 22( 4 ): 961-970. |