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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3193231


3193231

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Paula Regina Barbosa de Almeida|paulalmeidaenf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Elizabeth Pinheiro Araújo|elizabetharaujo2803@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Thayná Malcher Souza|thaynamalcher7@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Késsia Ailly Santos Hayase|airysantos012@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Lourena Silva Bahia dos Anjos|lourenabahia02@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará

Resumo:
Com o intuito de socializar a experiência de acadêmicos de enfermagem, apresenta-se o relato de uma ação educativa acerca da Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS) em uma Unidade Básica de Saúde. A ação foi desenvolvida em dois momentos: o primeiro apresentava conceito, fisiopatologia, sinais e sintomas, complicações, diagnóstico, tratamento e prevenção da HAS e a representação por imagens no Flip-Chart dos tópicos. No segundo momento, utilizou-se a tecnologia Disco da Hipertensão que, após a verificação da pressão arterial dos usuários, eram oferecidas orientações de saúde segundo os valores obtidos. Ao término da ação, reforçou-se a importância de hábitos saudáveis para prevenção e tratamento da HAS, além de esclarecer as dúvidas. A estratégia utilizada atendeu aos objetivos propostos, com intensa participação e interação dos usuários, o que contribuiu para o desenvolvimento da atividade. Observou-se que muitos pacientes eram hipertensos e desconheciam muitos aspectos da doença, sobretudo as complicações possíveis e sobre os novos hábitos, a fim de evitar esses agravos à saúde. Desse modo, ratifica-se a importância da utilização de ações educativas e tecnologias educacionais como ferramentas para a promoção da saúde do usuário, família e comunidade, visando diagnosticar os problemas e alcançar soluções, considerando a troca de experiências e o intercâmbio entre o saber científico e o saber popular, potencializando assim, o processo de saúde e doença do usuário. Embora tenha ocorrido entraves, como o desvio de atenção dos usuários e ambiente mal estruturado, a ação foi bem desenvolvida, pois tornou possível perceber a carência de informações acerca da HAS por parte dos participantes, bem como apresenta para a enfermagem o papel fundamental de empoderamento dessa população, oferecendo atendimento de qualidade, com informações sobre o estado de saúde, tornando o usuário protagonista de todo o processo de cuidado.


Referências:
SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. O que é hipertensão. Disponível em:Acesso em: 12.07.2018. Brasil MS. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica – Brasília: Ministério da Saúde, 2013. Silva JVM, Mantovani MF, Kalinke LP, Ulbrich EM. Hypertension and Diabetes Mellitus Program evaluation on user’s view. RevBrasEnferm. 2015;68(4):626-32. DOI: Acesso em: 13.07.2018 Chagas NR. et al. Cuidado crítico e criativo: contribuições da educação conscientizadora de Paulo Freire para a enfermagem. Cienc. Enferm., Concepción, ago. 2009. Disponível em: . Acessoem: 13.07.2018.