3193231 | TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Paula Regina Barbosa de Almeida|paulalmeidaenf@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Elizabeth Pinheiro Araújo|elizabetharaujo2803@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Thayná Malcher Souza|thaynamalcher7@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Késsia Ailly Santos Hayase|airysantos012@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará ; Lourena Silva Bahia dos Anjos|lourenabahia02@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|graduanda|estudante|universidade Federal do Pará |
Resumo: Com o intuito de socializar a experiência de acadêmicos de enfermagem,
apresenta-se o relato de uma ação educativa acerca da Hipertensão Arterial
Sistêmica(HAS) em uma Unidade Básica de Saúde. A ação foi desenvolvida em dois
momentos: o primeiro apresentava conceito, fisiopatologia, sinais e sintomas,
complicações, diagnóstico, tratamento e prevenção da HAS e a representação por
imagens no Flip-Chart dos tópicos. No segundo momento, utilizou-se a
tecnologia Disco da Hipertensão que, após a verificação da pressão arterial
dos usuários, eram oferecidas orientações de saúde segundo os valores obtidos.
Ao término da ação, reforçou-se a importância de hábitos saudáveis para
prevenção e tratamento da HAS, além de esclarecer as dúvidas. A estratégia
utilizada atendeu aos objetivos propostos, com intensa participação e
interação dos usuários, o que contribuiu para o desenvolvimento da atividade.
Observou-se que muitos pacientes eram hipertensos e desconheciam muitos
aspectos da doença, sobretudo as complicações possíveis e sobre os novos
hábitos, a fim de evitar esses agravos à saúde. Desse modo, ratifica-se a
importância da utilização de ações educativas e tecnologias educacionais como
ferramentas para a promoção da saúde do usuário, família e comunidade, visando
diagnosticar os problemas e alcançar soluções, considerando a troca de
experiências e o intercâmbio entre o saber científico e o saber popular,
potencializando assim, o processo de saúde e doença do usuário. Embora tenha
ocorrido entraves, como o desvio de atenção dos usuários e ambiente mal
estruturado, a ação foi bem desenvolvida, pois tornou possível perceber a
carência de informações acerca da HAS por parte dos participantes, bem como
apresenta para a enfermagem o papel fundamental de empoderamento dessa
população, oferecendo atendimento de qualidade, com informações sobre o estado
de saúde, tornando o usuário protagonista de todo o processo de cuidado.
Referências: SOCIEDADE BRASILEIRA DE HIPERTENSÃO. O que é hipertensão. Disponível em:Acesso em: 12.07.2018.
Brasil MS. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica – Brasília: Ministério da Saúde, 2013.
Silva JVM, Mantovani MF, Kalinke LP, Ulbrich EM. Hypertension and Diabetes Mellitus Program evaluation on user’s view. RevBrasEnferm. 2015;68(4):626-32. DOI: Acesso em: 13.07.2018
Chagas NR. et al. Cuidado crítico e criativo: contribuições da educação conscientizadora de Paulo Freire para a enfermagem. Cienc. Enferm., Concepción, ago. 2009. Disponível em: . Acessoem: 13.07.2018. |