3147150 | TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA PROMOÇÃO DA AUTOEFICÁCIA
MATERNA PARA PREVENÇÃO DA DIARREIA INFANTIL | Autores: Maria do Socorro Vieira Lopes|socorro.lopes@urca.br|enfermeira|doutora|professora|universidade Regional do Cariri Urca ; Cícera Luciana da Silva Sobreira|luciana.sob3@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira Assistencial|hospital Regional do Cariri ; Emanuella Silva Joventino|manujoventino@yahoo.com.br|enfermeira|doutora|professora|universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (unilab) |
Resumo: A diarreia se constitui um problema de saúde pública, configurando-se uma das
principais causas de morbimortalidade em países em desenvolvimento,
principalmente entre crianças menores de cinco anos residentes em locais com
condições sanitárias inadequadas. Sabendo que crianças dependem de cuidados de
terceiros torna-se essencial desenvolver nas mães a autoeficácia necessária
para prevenção da diarreia infantil através do uso de tecnologias educativas.
Objetivou-se avaliar a autoeficácia materna para prevenção da diarreia em
crianças menores de 5 anos antes e após a utilização de uma tecnologia
educativa. Estudo experimental, do tipo antes e depois. Amostra composta por
106 mães de crianças menores de cinco anos residentes no V distrito sanitário
do município de Juazeiro do Norte-Ceará. A coleta de dados ocorreu de agosto a
dezembro de 2018. Utilizou-se três instrumentos: um formulário
sociodemográfico, Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia
Infantil (EAPDI) e o formulário reduzido para investigação da diarreia. O
banco de dados foi digitado e analisado no programa Statistical Package for
the Social Sciences (SPSS), versão 25.0. A amostra inicial do estudo (n=106)
foi dividida em dois grupos: controle (n=55) e intervenção (n=51), os quais
eram homogêneos em linha de base, pois não houve associação estatisticamente
significante nas variáveis demográficas, socioeconômicas, sanitárias e algumas
relacionadas a saúde da criança. No acompanhamento das mães do estudo percebe-
se uma elevação nos níveis de autoeficácia materna no grupo intervenção, que
subiu de 5,90% para 11,80% no nível elevado. Os grupos assemelharam-se
estatisticamente quanto a ocorrência de diarreia infantil após um mês (p=
0,104). Percebe-se assim, a importância dessas tecnologias na promoção da
saúde, se configurando como instrumentos capazes de promover a autoeficácia
materna, diminuindo os indicadores de morbimortalidade na infância por doença
diarreica.
Referências: Bandura A. Regulation of cognitive processes through perceived self-efficacy. Dev Psychol [Internet]. 1989[cited 2017 Mar 29];25(5):729-35. Available from: https://www.uky.edu/~eushe2/Bandura/Bandura1989DP.html 6. Bandura A. On the functional properties of perceived self-efficacy revisited. J Manage [Internet]. 2012 [cited 2017 Mar 10];38(1):9- 44. Available from: http://journals.sagepub.com/doi/pdf/10.1177/0149206311410606
Joventino ES, Ximenes LB, Almeida PC, Oria MOB. The Maternal Self-efficacy Scale for Preventing Early Childhood Diarrhea: Validity and Reliability. Public Health Nursing. 2013; 30(2):150-8
Sabino LMM, Ferreira AMV, Mendes ERR, Joventino ES, Gubert FA, Penha JC, et al. Validation of primer for promoting maternal self-efficacy in preventing childhood diarrhea. Rev Bras Enferm [Internet]. 2018;71(Suppl 3):1412-9. [Thematic Issue: Health of woman and child] DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0341 |