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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3131241


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COMPETÊNCIA LÚDICA: ATRIBUTO ESSENCIAL AO USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA PRÁTICA CLÍNICA DO ENFERMEIRO PEDIATRA

Autores:
Edmara Bazoni Soares Maia|maiaedmara@ronaldomaia.com.br|enfermeiro|doutor|professor|escola Paulista de Enfermagem/unifesp ; Regina Aparecida Garcia de Lima|limare@eerp.usp.br|enfermeira|doutor|professor Titular|escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/usp

Resumo:
COMPETÊNCIA LÚDICA: ATRIBUTO ESSENCIAL AO USO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NA PRÁTICA CLÍNICA DO ENFERMEIRO PEDIATRA **Autores: **_Edmara Bazoni __Soares Maia_[1]_,_ Regina Aparecida Garcia de Lima[2]. **Objetivo: **identificar as necessidades de aprendizagem reveladas por enfermeiros para a aquisição da competência ao uso do Brinquedo Terapêutico na prática clínica**. Método: **estudo de abordagem qualitativa com análise de conteúdo convencional. O Grupo Focal foi utilizado para dar voz à 53 enfermeiros que atuavam em instituições hospitalares com atendimento pediátrico, localizadas nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte do Brasil. Oito grupos focais foram formados, sendo um grupo por instituição participante. **Resultados:** revelou-se a necessidade de aprendizagem de domínios que compõem a competência lúdica e envolve habilidades cognitivas e técnicas, atitude lúdica e empática, proatividade a favor da valorização e incorporação do lúdico no cuidado à criança, bem como habilidades que envolvem comunicação, criatividade, inovação, liderança, motivação e gerenciamento do tempo do cuidado, que se mostraram essenciais ao enfermeiro para o uso do BT na prática clínica. **Considerações Finais: **o estudo avançou ao desvelar uma competência da área da enfermagem pediátrica, ainda pouco explorada em pesquisas, como necessária à constituição do profissional enfermeiro que atua em cenários pediátricos e é propulsora à promoção do brinquedo terapêutico. **Implicações para a prática:** contribui para a reflexão e discussão sobre a temática competência lúdica, como requisito fundamental a ser incluído junto às demais competências que devem compor o perfil do enfermeiro que atua em contextos pediátricos. Para isso, deve ser aprofundado a partir de pesquisas futuras para que possa ser incluído, desenvolvido e considerado nos processos de formação acadêmica, na inclusão do tema nos currículos de graduação em enfermagem e a nível profissional. * * * [1] Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Pós Doutora pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP). Professor Visitante da Escola Paulista de Enfermagem/UNIFESP. E-mail – maiaedmara@gmail.com [2] Enfermeira.  Professor Titular do Departamento de Enfermagem Materno- Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (EERP/USP) / Centro Colaborador da Organização Mundial da Saúde para o Desenvolvimento da Pesquisa em Enfermagem.


Referências:
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