3120780 | METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Barbara da Silva Moreira|barbaramoreiragby@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico Bolsista de Iniciação A Pesquisa|faculdades São José ; Luciane Alves Vercillo|lvercillo@gmail.com|enfermeira|mestre|coordenadora do Curso de Graduação Em Enfermagem|faculdades São José ; Letícia Mello dos Santos|leticiamellodossasntos@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|acadêmico de Enfermagem|acadêmico Bolsista de Monitoria|faculdades São José |
Resumo: METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
**Objetivo:** Investigar a utilização da metodologia ativa na Graduação De Enfermagem. **Metodologia:** Revisão integrativa realizada na base de dados LILACS, BDENF, MEDLINE, SCIELO. Utilizamos os descritores “metodologia ativa”, “graduação”, “enfermagem”, no período de 2010 a 2017. Foram encontrados 13 artigos completos, e excluído aqueles que não se encaixaram na temática analisada. **Resultados**: A amostra foi composta de 8 artigos. A análise evidenciou que 35% utiliza Aprendizagem baseada em problemas, 23% utiliza a Problematização, 18% utiliza Simulação realística, 12% utiliza Estudo de casos, os outros 12% são metodologias pouco utilizadas . **Conclusão:** Todas mencionam centrar a aprendizagem no estudante, considerando-as metodologias ativas de ensino. Os artigos mostraram que as MA têm como principal alicerce teórico a autonomia. Atualmente, a educação deve pressupor um estudante capaz de gerenciar seu processo de formação. A Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem propicia a iniciativa criadora, curiosidade científica, espírito crítico-reflexivo, capacidade para autoavaliação, cooperação para o trabalho em equipe, senso de responsabilidade, ética, políticas de saúde e sensibilidade na assistência de enfermagem a comunidade, que são características fundamentais para serem desenvolvidas no perfil do enfermeiro. Todos os envolvidos no processo são valorizados com a construção coletiva considerando os diferentes conhecimentos, promovendo a liberdade no processo de pensar e no trabalho em equipe. **Contribuições para a Enfermagem:** A MA é uma atividade exitosa e inovadora que tem o intuito de preparar os acadêmicos de forma mais realística, para ser um profissional com uma visão mais ampla e voltados para o processo de cuidar baseado nas necessidades da população.
Referências: 1 - CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. RESOLUÇÃO CNE/CES n. 3 21 de novembro de 2001. Diário Oficial da União.
2 - FERNANDES JD, FERREIRA SLA, OLIVA R, Santos S. Diretrizes estratégicas para a implantação de uma nova proposta pedagógica na Escola de Enfermagem da Universidade da Federal da Bahia. Rev. Enfermagem 2003;56(54):392-395. BRASIL. |