3108828 | INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NO CUIDADO Á SAÚDE: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA MONITORIA EM ENFERMAGEM NO PERÍODO
PERIOPERATÓRIO | Autores: Leila Cristina da Silva Martins|leilalenf@gmail.com|enfermeira|discente|estudante|universidade Federal do Pará ; Dayana de Nazaré Antunes Fernandes|dayy.fernandes@hotmail.com|enfermeira|discente|estudante|universidade Federal do Pará |
Resumo: **OBJETIVO:** O projeto de monitoria da Atividade Curricular Enfermagem Médico Cirúrgica (EMC) tem o objetivo de promover através da integração ensino-serviço-monitoria, a melhoria da qualidade acadêmico-pedagógica do ensino da graduação de enfermagem, com vistas à construção colaborativa de práticas de inovação tecnológica no cuidado à saúde através de estratégias seguras na assistência de enfermagem no peri-operatório. Estimulando o desenvolvimento de trabalhos colaborativos entre docente-orientador e discente-monitor na construção de estratégias pedagógicas realísticas e criativas que favoreçam o aprendizado teórico e prático entre os acadêmicos de graduação em enfermagem. **MÉTODO:** Trata-se de um estudo descritivo, tipo relato de experiência, elaborado no contexto da Atividade Curricular Enfermagem Médico Cirúrgica (EMC), ministrada no curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Pará (UFPA), que tem como objetivo principal a intervenção tecnológica na realidade da produção dos serviços de enfermagem, a partir do desenvolvimento de práticas pedagógicas. **RESULTADOS:** Possibilitou o desenvolvimento teórico prático na atividade curricular com práticas criativas e inovadoras através da interação docente-monitor-discente; Possibilitou o desenvolvimento acadêmico profissional do discente-monitor, docentes e discentes e a integração do ensino-serviços relacionada às atividades curriculares. **CONCLUSÃO:** A atuação do monitor e docente na monitoria sugere qualidade no entendimento do serviço pelo discente, percebe-se a relevância da monitoria, uma vez que possibilita a formação de vínculos entre universidade e outros segmentos da sociedade, permitem vivencias e contribuições dos sujeitos envolvidos, incentivando futuros profissionais a introdução de tecnologias inovadoras no serviço. **IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM:** A atividade contribuirá para a construção e o aprimoramento do saber-fazer da enfermagem no tocante a um dos seus processos de trabalho, o ensinar-aprender, enriquecendo a formação de maneira crítica e emancipatória, pois aponta princípios para a organização de uma educação profissional ampliada.
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