3102340 | ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA | Autores: Luiza Cremonese|lu_cremonese@hotmail.com|enfermeira|mestra. Doutoranda Em Enfermagem Na Universidade Federal de Santa Maria|professora de Enfermagem Na Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul|universidade Luterana do Brasil - Campus Cach ; Viviane Alberto|vivialberto1@gmail.com|enfermeira|graduada Em Enfermagem|enfermeira No Centro de Diagnóstico Por Imagem|universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul ; Camila Nunes Barreto|camilabarreto_6@msn.com|enfermeira|mestra. Doutoranda Em Enfermagem Na Universidade Federal de Santa Maria|professora de Enfermagem Na Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul|universidade Luterana do Brasil - Campus ; Laísa Xavier Schuh|lala_schuh@hotmail.com|enfermeira|mestra. Doutoranda Em Em Educação Na Universidade de Santa Cruz do Sul|professora de Enfermagem Na Universidade Luterana do Brasil - Campus Cachoeira do Sul|universidade Luterana do Brasil - Campus Cach ; Geórgia Figueira Rampelotto|ge.rampelotto@gmail.com|enfermeira|especialista Em Saúde Coletiva Pela Universidade Franciscana. Mestranda Em Enfermagem Na Universidade Federal de Santa Maria|professora de Enfermagem Na Universidade Luterana do Brasil - Campu |
Resumo: ESTRATÉGIAS PARA PROMOÇÃO DO ALEITAMENTO MATERNO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA
**Introdução**: O sucesso na promoção do aleitamento materno advém do engajamento das instituições públicas e privadas e dos profissionais de saúde. Os distintos setores podem cooperar para promoção do aleitamento materno e necessitam articular ações para o fortalecimento desta prática de cuidado. **Objetivo**: conhecer como ocorre a promoção do aleitamento materno em unidades de saúde da família de um município do interior do Rio Grande do Sul. **Método**: Estudo qualitativo realizado em quatro unidades de saúde da família com doze profissionais de saúde, dentre eles, médicos, enfermeiros, odontólogo e agentes comunitários de saúde. A coleta de dados foi realizada em 2018, com entrevista semiestruturada e posterior análise temática. A pesquisa obteve parecer do Comitê de Ética sob número 2.676.926. **Resultados**: As estratégias de promoção do aleitamento materno foram realizadas durante as consultas de enfermagem, no planejamento reprodutivo, no pré-natal, no puerpério, na visita domiciliar e em palestras. A consulta de enfermagem no pré-natal é o momento de referência para compartilhar conhecimento acerca do aleitamento materno, o que possibilita a gestante identificar e prevenir possíveis dificuldades na amamentação. O agente comunitário de saúde focaliza a visita domiciliar como sua principal ferramenta de trabalho, fazendo uso dela para a promoção do aleitamento materno. O grupo de gestante emergiu como um espaço para compor o vínculo com a unidade de referência e trocar experiências, relatar sentimentos e sanar dúvidas. **Conclusão: **O estudo obteve espaços onde acontece a promoção do aleitamento materno, estratégias realizadas pelos profissionais, a forma de proceder com as orientações e o quanto é importante a qualificação profissional, para isso, a promoção do aleitamento materno precisa ser composta por uma rede de apoio integrada à gestão.
Referências: Jesus PC, Oliveira IC, Moraes JR. Capacitação de profissionais de saúde em aleitamento materno e sua associação com conhecimentos, habilidades e práticas. Ciência & Saúde Coletiva. 2017;22(1):311-20.
Battaus MRB, Liberali R. A promoção do aleitamento materno na estratégia de saúde da família – revisão sistemática. Rev APS. 2014;17(1):93-100. |