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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3093842


3093842

A ESPIRITUALIDADE COMO AÇÃO ECOSSISTEMICA NO CUIDADO AO PACIENTE PÓS TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Autores:
Sidiane Teixeira Rodrigues|sidiane.enf@hotmail.com|enfermeiro|especialista Em Saúde da Família|pós-graduanda do Curso E Mestrado Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande ; Saul Ferraz de Paula|saul.ferraz@hotmail.com|enfermeiro|mestre Em Em Enfermagem|pós-graduando do Curso de Doutorado Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande ; Simone dos Santos Nunes|simonesnunes@yahoo.com.br|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira Assistencial Em Transplante de Medula Óssea|hospital Universitário de Santa Maria-husm ; Miguel Bick|miguel_bick@yahoo.com|enfermeiro|mestrado Profissional Em Saúde|enfermeiro Assistencial Centro de Transplante de Medulas|hospital Universitário de Santa Maria-husm ; Hedi Crecencia Heckler de Siqueira|hedihsiqueira@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande-furg.|universidade Federal do Rio Grande-furg

Resumo:
**Objetivo: **Identificar se a espiritualidade é uma ação ecossistêmica no cuidado ao paciente pós Transplante de Medula Óssea. **Método: **Abordagem quali-quantitativa, utilizando a Análise de Conteúdo de Bardin, para análise qualitativa, que permitiu maior aproximação ao objetivo proposto. Na abordagem quantitativa foi realizada a análise estatística descritiva dos resultados, empregando _software _aplicativo SPSS para a organização dos dados, cálculo da frequência e porcentagem das variáveis observadas. Na coleta de dados utilizou-se de um instrumento com 35 questões. A amostra constitui-se de 40 entrevistados em dois serviços de transplante do Brasil e 1 serviço na Espanha. **Resultados: **O agrupamento dos dados em unidades de registro originou a subcategoria Religiosidade, observa-se que conforme dados sociodemográficos obtidos, 82,5% (_n=33_) dos participantes de estudo referem que são da religião católica. Corroborando, dados do último censo no Brasil estimam que 64,6% da população menciona ser católica. Na Espanha, o último censo alude que 75% da população declara ser católica. A atitude religiosa constitui um núcleo importante no modo de ser das pessoas, proporcionando maior sensação de valor à vida. Nessa subcategoria surgiram expressões de espiritualidade relacionadas ao cuidado recebido durante o Transplante de Medula Óssea, como fé, Deus, espiritismo e esperança. O apoio na espiritualidade e religiosidade é uma maneira de repotencializar a esperança no sucesso do Transplante de Medula Óssea tanto pelo usuário como seus familiares. Também pode-se observar a religiosidade de uma forma mais ampla do que simplesmente uma crença em dogmas religiosos, mas sim, como a espiritualidade que é uma experiência humana e mais básica que a religião, sendo uma grande troca de energia de fora para dentro e de dentro para fora. **Conclusão:** O usuário que passou por Transplante de Medula Óssea pode auto-organizar-se, com o emergir de novas possibilidades através da espiritualidade. Um dos atributos importantes é acreditar sem conhecer o que vem pela frente, é a esperança. Para que se entenda as flutuações, instabilidades e as novas possibilidades, que surgem do não equilíbrio como acontecimentos positivos, precisa-se reaproximar-se do que ultrapassa o homem, como a fé-religião-espiritualidade Para o usuário de Transplante de Medula Óssea no pós transplante conhecer este potencial energético de ligação com as forças da natureza pode ser um acalento e combustível para a sua recuperação acreditando em tempos melhores com saúde e qualidade de vida. **Implicações para a Enfermagem: **O estudo da espiritualidade, ainda incipiente na área da enfermagem, constitui-se na busca pelo cuidado integral, por meio da compreensão do ser humano em suas múltiplas dimensões.


Referências:
1. Bardin L. Análise de conteúdo. Ed. rev. e atual. São Paulo: Edições 70; 2011. 2. Kiyancicek Z, Ozden Dedeli Caydam OD. Spırıtual needs and practıces among famıly caregıvers of patıents wıth câncer. Acta Paul Enferm. 2017; 30(6):628-34. DOI http://dx.doi.org/10.1590/1982- 0194201700090 Lepherd L. Spirituality in men with advanced prostate cancer: “it’s a holistic thing … it’s a package”. J Holist Nurs. 2014;32(2):89–101. doi: 10.1177/0898010113504492. 3. Nascimento LC, Oliveira FCS, Santos TFM, Pan R, Santos MF, Alvarenga WA et al. Atenção às necessidades espirituais na prática clínica de enfermeiros. Aquichan. 2016; 16(2):179-192. DOI: 10.5294/ aqui.2016.16.2.6 4. Ragsdale JR, Hegner MA, Mueller M, Davies S. Identifying religious and/or spiritual perspectives of adolescents and young adults receiving blood and marrow transplants: a prospective qualitative study. Biol. Blood Marrow Transplant. 2014;20(8):1242–47. DOI: 10.1016/j.bbmt.2014.04.013.