3055377 | RODAS DE CONVERSA COM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA ENFERMAGEM | Autores: Isabela Serazo|isabella_serazo@yahoo.com.br|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Inez Silva de Almeida|inezalmeida2016@gmail.com|enfermeira|doutorado Em Enfermagem|enfermeira|uerj ; Juliana de Souza Fernandes|julianadesouzafernandes@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Karine Machado Cascaes|karine_cascaes@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Ana Carolina da Costa Correia Lima|carol_ccclima@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj |
Resumo: Rodas de conversa com adolescentes: uma revisão integrativa da Enfermagem
Introdução: A roda de conversa é um espaço de discussão que possibilita
aprofundar a comunicação a partir das vivências que cada adolescente possui
sobre temática de interesse dos mesmos. É um cenário democrático que busca que
cada participante possa expressar conceitos, opiniões e experiências. É uma
dinâmica ancorada nos “Círculos de Cultura” de Freire. Envolve estimular a
autonomia do sujeito por meio da problematização, da troca e discussão de
saberes. Das metodologias de aprendizado coletivo utilizadas, elas são
adotadas como forma de estimular o agregar de conhecimentos com o outro e a
partir do outro. Instituir a roda pelo profissional de saúde conduz à
grupalidade, à dialogicidade, ao encontro e à escuta. Nesse sentido é
fundamental que o enfermeiro proponha essa tecnologia leve ao conversar com
adolescentes e desenvolva estudos acerca deste assunto. A questão norteadora
da pesquisa é: como o enfermeiro tem publicado pesquisas sobre a roda de
conversa com adolescentes. Tendo como objeto: a produção científica descrita
na literatura sobre o tema em tela. Os objetivos são descrever como o
enfermeiro tem produzido estudos sobre as rodas de conversa com adolescentes e
analisar os conteúdos desenvolvidos em periódicos de enfermagem. Metodologia:
trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como descritores:
adolescente, roda de promoção da saúde e enfermagem na Biblioteca Virtual de
Saúde. Através busca surgiu apenas um estudo. Conclusão: De acordo com o
exposto conclui-se que esta é uma dinâmica que possui relevância para a saúde
de adolescentes, portanto é fundamental que o enfermeiro produza estudos nessa
área a fim de preencher a lacuna do conhecimento. Contribuições para a
enfermagem: as práticas educativas são de relevância ímpar para o enfermeiro
na formação de vínculo com os adolescentes, portanto há necessidade de novas
investigações científicas nessa área.
Referências: Freire, P. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz
e Terra, 2007
Freire P. Pedagogia do Oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e
Terra; 2005
Souza TT, Pimenta, AM. Caracterização das
ações de educação em saúde para adolescentes.
Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2013, jan-abr; 3
(1): 587-96. Disponível em:
http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.314. Acesso em 30/04/2019 |