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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 3055377


3055377

RODAS DE CONVERSA COM ADOLESCENTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA ENFERMAGEM

Autores:
Isabela Serazo|isabella_serazo@yahoo.com.br|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Inez Silva de Almeida|inezalmeida2016@gmail.com|enfermeira|doutorado Em Enfermagem|enfermeira|uerj ; Juliana de Souza Fernandes|julianadesouzafernandes@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Karine Machado Cascaes|karine_cascaes@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj ; Ana Carolina da Costa Correia Lima|carol_ccclima@hotmail.com|enfermagem|acadêmica de Enfermagem|universitária|uerj

Resumo:
Rodas de conversa com adolescentes: uma revisão integrativa da Enfermagem Introdução: A roda de conversa é um espaço de discussão que possibilita aprofundar a comunicação a partir das vivências que cada adolescente possui sobre temática de interesse dos mesmos. É um cenário democrático que busca que cada participante possa expressar conceitos, opiniões e experiências. É uma dinâmica ancorada nos “Círculos de Cultura” de Freire. Envolve estimular a autonomia do sujeito por meio da problematização, da troca e discussão de saberes. Das metodologias de aprendizado coletivo utilizadas, elas são adotadas como forma de estimular o agregar de conhecimentos com o outro e a partir do outro. Instituir a roda pelo profissional de saúde conduz à grupalidade, à dialogicidade, ao encontro e à escuta. Nesse sentido é fundamental que o enfermeiro proponha essa tecnologia leve ao conversar com adolescentes e desenvolva estudos acerca deste assunto. A questão norteadora da pesquisa é: como o enfermeiro tem publicado pesquisas sobre a roda de conversa com adolescentes. Tendo como objeto: a produção científica descrita na literatura sobre o tema em tela. Os objetivos são descrever como o enfermeiro tem produzido estudos sobre as rodas de conversa com adolescentes e analisar os conteúdos desenvolvidos em periódicos de enfermagem. Metodologia: trata-se de uma revisão integrativa que utilizou como descritores: adolescente, roda de promoção da saúde e enfermagem na Biblioteca Virtual de Saúde. Através busca surgiu apenas um estudo.  Conclusão: De acordo com o exposto conclui-se que esta é uma dinâmica que possui relevância para a saúde de adolescentes, portanto é fundamental que o enfermeiro produza estudos nessa área a fim de preencher a lacuna do conhecimento. Contribuições para a enfermagem: as práticas educativas são de relevância ímpar para o enfermeiro na formação de vínculo com os adolescentes, portanto há necessidade de novas investigações científicas nessa área.


Referências:
Freire, P. Educação como prática da liberdade. 30ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007 Freire P. Pedagogia do Oprimido. 42ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra; 2005 Souza TT, Pimenta, AM. Caracterização das ações de educação em saúde para adolescentes. Rev. enferm. Cent.-Oeste Min. 2013, jan-abr; 3 (1): 587-96. Disponível em: http://dx.doi.org/10.19175/recom.v0i0.314. Acesso em 30/04/2019