2979796 | MATERIAIS DE ENSINO VOLTADOS PARA GESTANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Giovanna Evelyn Luna Silveira|giovannaevelynluna@gmail.com|estudante de Graduação|graduanda|estudante E Bolsista Petmecsesu|universidade Federal do Ceará ; Marianne Maia Dutra Balsells|mariannemdb@hotmail.com|estudante de Doutorado|doutoranda|estudante E Bolsista Capes|universidade Federal do Ceará ; Francisco Mairton Rodrigues de Andrade|mairtonr@hotmail.com|estudante de Mestrado|mestrando|estudante|universidade Federal do Ceará ; Tyane Mayara Ferreira de Oliveira|tyanemayara@hotmail.com|estudante de Mestrado|mestranda|estudante|universidade Federal do Ceará ; Priscila de Souza Aquino|priscilapetenf@gmail.com|enfermeira|doutora|professora Adjunto Ii da Universidade Federal do Ceará|universidade Federal do Ceará |
Resumo: MATERIAIS DE ENSINO VOLTADOS PARA GESTANTES: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
**Introdução:** Os cuidados no ciclo gravídico-puerperal são essenciais para que a mulher possa experimentar uma gravidez saudável. Representam um momento para os profissionais de saúde investirem em estratégias de educação em saúde. As tecnologias são importantes no exercício educativo e na organização das atividades, para que possam ser sistematicamente observadas, compreendidas e transmitidas. **Objetivo:** Caracterizar os principais materiais de ensino voltados para a gestante. **Método:** Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, realizada em janeiro e fevereiro de 2018, nas bases de dados SCOPUS, CINAHL, MEDLINE e LILACS. Também foi realizada busca no Portal SciELO e PubMed, e na Biblioteca Cochrane. A amostra foi composta por 13 publicações. **Resultados:** Quanto ao delineamento metodológico, evidenciaram-se cinco ensaios clínicos randomizados controlados e três ensaios clínicos quase experimentais; um longitudinal; um qualitativo e três estudos metodológicos. Identificou-se a utilização de diversas tecnologias educativas como: grupo focal, manual, vídeo, rádio, folhetos e cartilhas. Abrangeram cuidados no pré-natal, parto e pós-parto, relacionados à hipertensão na gravidez, sinais de perigo na gravidez, fumo passivo, mudanças de dieta e estilo de vida, promoção da saúde, amamentação, ingestão de DHA e vacinação. **Conclusão:** Esta revisão permitiu identificar o panorama dos principais materiais de ensino voltados para a gestante, sendo possível observar a variedade de tecnologias voltadas para esse público. Porém, a literatura ainda precisa avançar, pois existem poucas pesquisas sobre o papel das tecnologias de ensino voltadas para a saúde materna.** Contribuições:** A utilização das tecnologias educativas tem motivado gestantes para o autocuidado, elevando o nível de conhecimento e autoconfiança na gestação. O uso dessas tecnologias contribui no processo de comunicação e interação entre gestantes e profissionais, com vistas a incentivar melhorias na assistência prestada.
Referências: 1. INTERAMINENSE, I. N. C. S.; OLIVEIRA, S. C.; LEAL, L. P.; LINHARES, F. M. P.; PONTES, C. M. Tecnologias educativas para promoção da vacinação contra o papilomavírus humano: revisão integrativa da literatura. Texto Contexto Enferm. 2016 [acesso em 15 jul 2018]; 25 (2). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v25n2/0104-0707-tce-25-02-2300015.pdf>
2. RUIZA, M. T.; AZEVEDO, C.T.; FERREIRA, M. B. G.; MAMEDE, M. V. Association between hypertensive disorders and postpartum hemorrhage sociación entre las síndromes hipertensivas y hemorragia pós-parto. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2015; 36(esp): 55-61.
3. SANTOS, J. L. G.; SOUZA, C. S. B. N.; TOURINHO, F. S. V.; SEBOLD, L. F.; KEMPFER, S. S.; LINCH, G. F. C. Estratégias didáticas no processo de ensino-aprendizagem de gestão em enfermagem. Revista Gaúcha de Enfermagem. 2018 [acesso em 16 jul 2018]; 27(2). Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/tce/v27n2/0104-0707-tce-27-02-e1980016.pdf |