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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2957848


2957848

O HISTÓRICO DE DEPRESSÃO E SUICÍDIO NOS DISCENTES DE ENFERMAGEM: INTERVENÇÕES E DESAFIOS DOS DOCENTES

Autores:
Aline Dias Gomes|alinedg4@gmail.com|enfermeiro|mestranda do Curso de Mestrado Profissional Em Ensino Na Saúde-mpes-uff.|enfermeira|programa Médico de Familia de Niteroi ; Cynthia Haddad Pessanha Sousa|cy.haddad@gmail.com|enfermeira|mestranda do Curso de Mestrado Profissional Em Ensino Na Saúde-mpes-uff.|professora|universidade Estácio de Sá ; Claudia Mara de Melo Tavares|claudiamarauff@gmail.com|professora Titular da Universidade Federal Fluminense.|pós-doutora Pela Usp-sp. Doutora Em Enfermagem.mestra Em Educação.|coordenadora do Curso de Mestrado Profissional Em Ensino Na Saúde-mpes-uff|univ

Resumo:
**Introdução:** Este estudo pretende abordar o histórico de depressão e suicídio nos acadêmicos de enfermagem e o conhecimento docente sobre este sofrimento psíquico. A depressão constitui-se um sofrimento mental e implica de forma negativa no aprendizado dos alunos além de aumentar a possibilidade do suicídio entre os jovens com depressão grave. **Objetivo:** Realizar um levantamento bibliográfico sobre o histórico da depressão e suicídio nos discentes de enfermagem e avaliar o conhecimento e intervenções dos docentes diante deste sofrimento mental. **Método:** Trata-se de uma Revisão Integrativa. Primeiramente, foi formulada a seguinte questão norteadora: “ O que a literatura aborda sobre o histórico de depressão e ideações suicidas nos discentes de enfermagem e quais são as intervenções docentes diante dessa problemática?” Foi realizado buscas nas bases de dados: base de dados em enfermagem, Literatura Latino-americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Sistema Online de Busca e Análise de Literatura Médica, Portal Capes e Pubmed. Posteriormente, foi elaborado o quadro sinóptico dos artigos com o intuito de sintetizar as principais informações relevantes deste estudo. **Resultados:** Foram encontrados 20 artigos relacionados ao histórico destes sofrimentos mentais nos acadêmicos de enfermagem. Conclusão: Há achados que mencionam depressão e suicídio resultante de depressão grave. Outros dados destacam a associação do estresse com sintomas depressivos. Poucos estudos mencionaram sobre a intervenção docente diante desta problemática. **Contribuições ou implicações para** **enfermagem:** Alertar sobre o índice de depressão e suicídio nos acadêmicos de enfermagem e planejar intervenções respeitando a singularidade de cada aluno.


Referências:
JOCA, S.R..L; PADOVAN, C.M.; GUIMARAES, F.S. Estresse, depressão e hipocampo. Rev. Bras. Psiquiatr. [online], vol.25, suppl.2, pp.46-51, 2003. In PAULINO, C.A.; PREZOTTO, A.O; CALIXTO, R.F. Associação entre estresse, depressão e tontura: uma breve revisão. Revista Equilíbrio Corporal e Saúde, 1:33-45, 2009. KERR, S.; MARTIN, C.; FLEMING, M. Preventing suicide; nurse education and the occluded issue of gender. Nurse Educ Pract. 2018 Sep;32:58-63. Disponível em: Acesso em: 24 jan. 2019. LEAL, S.C.; SANTOS, J.C. Suicidal behaviors, social support and reasons for living among nursing students. Nurse Educ Today. 2016 Jan; 36:434-8. Epub 2015 Sep 28. Disponível em: < https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26460212>. Acesso em: 10 jan. 2019.