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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2885808


2885808

O CUIDADO EM SAÚDE OPERACIONAL: ATUAÇÃO DA ENFERMAGEM NA EQUIPE DE INSTRUÇÃO DO CURSO DE ADAPTAÇÃO EM SAÚDE OPERACIONAL

Autores:
Debora Fernanda Haberland|deborahaber@hotmail.com||||

Resumo:
O profissional de enfermagem tem função ativa na assistência, no ensino e na pesquisa no Atendimento Pré Hospitalar. Na Força Aérea Brasileira estes profissionais compõe a equipe multidisciplinar no atendimento assistencial e tem importante função como agente educador, como no Curso de Adaptação em Saúde Ocupacional CASOP, ministrado anualmente aos novos Oficiais de saúde durante o curso de formação, realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica CIAAR, em Belo Horizonte (MG). Considerando que o Instituído de Medicina Aeroespacial IMAE é um Instituto de treinamento, ensino e pesquisa em saúde aeroespacial e operacional, o objetivo deste estudo é descrever a atuação da enfermagem na equipe multidisciplinar durante a instrução do Curso de Adaptação em Saúde Operacional militar. Método: Relato de experiência. Resultados: O curso aconteceu no período de 10 a 13 de abril de 2018, havia um total de 62 alunos, sendo 43 médicos, 13 dentistas e 6 farmacêuticos.  A equipe de instrução eram 3 médicos, 1 educador físico e 1 enfermeiro e 9 técnicos de enfermagem. Interação com oficinas, uso de aeronaves e simulação com vítimas fictícias devidamente caracterizadas com lesões e múltiplas fraturas ao final do curso como processo de avaliação, esta interação busca colocar o aluno em uma situação que requer utilizar os conhecimentos envolvidos e tomar decisões em uma situação real. Conclusão: Demonstrou-se que a atuação da enfermagem, contribuiu para melhor interação em equipe, ampliou a visão da equipe e dos alunos em relação ao papel da enfermagem, fatores estes que contribuem além do cuidado prestado, mas ampliação do espaço de atuação da enfermagem, destacando sua função de educador e buscou-se estimular a participação da equipe de enfermagem em pesquisas em saúde operacional realizadas pelo IMAE.


Referências:
Backes VMS, et al. Competência dos enfermeiros na atuação como educador em saúde Rev Bras Enferm, Brasília 2008 nov-dez; 61(6): 858-65. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria nº 1864 GM/MS, de 29 de setembro 2003. Institui o componente pré-hospitalar móvel da Política Nacional de Atenção às Urgências, por intermédio da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência em municípios e regiões todo o território brasileiro: SAMU-192. Diário Oficial da União, Brasília: out. 2003. Seção 1; Gentil RC, Ramos LH, Whitaker IY. Capacitação de enfermeiros em atendimento pré-hospitalar. Rev Latinoam Enferm. 2008;16(2):192-7. Mancia JR, Cabral LC, Koerich MS. Educação permanente no contexto da enfermagem e na saúde. Rev Bras Enferm. 2004 set/out; 57(5):605-10. 57-9. Ribeiro KP. O enfermeiro no serviço de atendimento ao politraumatizado. In: Freire E. Trauma: a doença dos séculos. São Paulo: Atheneu; 2000. p. 499-508. Thomaz RR, Lima FV. Atuação do enfermeiro no atendimento pré-hospitalar na cidade de São Paulo. Acta Paul Enferm. 2000;13(3):59-65.