2857174 | COMUNIDADE DE PRÁTICA DOCENTE ASSISTENCIAL: UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO SUPERVISOR E ENFERMEIRO DOCENTE | Autores: Vania Marli Schubert Backes|vania.backes@ufsc.br|enfermeiro|doutora|docente|ufsc ; Katheri Maris Zamprogna|katherizamprogna@gmail.com|enfermeiro|mestre - Doutoranda|enfermeira Assistencial|ufsc ; Jouhanna do Carmo Menegaz|jomenegaz@gmail.com|enfermeiro|doutora|docente|ufpa |
Resumo: **Objetivos: **desenvolver comunidade de prática para qualificação do enfermeiro supervisor e enfermeiro docente no ensino assistencial em enfermagem, à luz do conhecimento base de _Lee Shulman_.
**Método: **Pesquisa-ação qualitativa, utilizando grupo focal e análise de conteúdo de Bardin, sendo os dados organizados no _software __ATLAS Ti_. Contou com enfermeiros e docentes de enfermagem que recebem discentes em enfermagem nas atividades de ensino em serviço nos centros de saúde de atenção primária, em um município do sul do Brasil.
**Resultados: **evidenciou-se a consciência dos participantes quanto a formação continuada para atuação pedagógica assistencial, incluindo o desenvolvimento de conhecimento base referente ao _currículo_, dado que os enfermeiros supervisores, por vezes, não tem acesso ao mesmo; enquanto os docentes em enfermagem destacaram o _conhecimento base acerca dos estudantes e suas características_ e o _conhecimento do contexto educacional_, visto que cotidianamente se inserem em cenários desconhecidos para desempenhar ações de ensino assistencial.
**Conclusão:** a comunidade de prática possibilita a aprendizagem mútua daqueles envolvidos no ensino assistencial do discente em enfermagem, abordando questões relacionadas à didática nos cenários de prática, elucidando a necessidade dos enfermeiros supervisores e docentes em enfermagem quanto a formação que aborde os conhecimentos bases de Lee Shulman para o ensino na assistência. Vislumbra-se, portanto, que tais conhecimentos extrapolam cenários tradicionais de ensino, como sala de aula e instituições de ensino superior.
**Contribuições à Enfermagem: **a comunidade de prática pode ser estratégia de formação continuada dos enfermeiros assistencial e docente, promovendo a aprendizagem mútua à resolução das questões de interesse comum que emergem da prática pedagógica assistencial. Elemento que qualifica as ações no ensino em enfermagem, sendo espaço de reflexão e mudança na prática do ensino com participação ativa dos envolvidos.
Referências: 1. Shulman L. Knowledge and Teaching: foundations of the new reform. Harvard Educational Review [Internet]. 1987 Feb [cited 2016 Mai 18]; 57(1): 1-21. Disponível em: http://people.ucsc.edu/~ktellez/shulman.pdf; 2. Wenger E. (2011). Communities of practice: learning, meaning and identity. Paidós, Buenos Aires, AR; 3. Menegaz JC, Backes VMS, Medina JL. Communities of practice: influences on pedagogical reasoning and action of nursing professors. Invest. Educ. Enferm. 2018; 36(2):e02. |