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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2780238


2780238

HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM

Autores:
Waldecylopes Junior|waldecyjunior.unifal.mg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Luyara Aparecida Jacob Couto|luyaraarbmg@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Suellen Andrade Pereira|su.andadre96@hotmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Alfenas - Unifal Mg ; Jhonatan Tyson Barros Azevedo|barrosazevedo16@gmail.com|estudante de Graduação|discente de Graduação Em Enfermagem|discente de Graduação Em Enfermagem|universidade Federal do Maranhão ; Luís Fernando Bogéa Pereira|enf.bogealf@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|docente da Universidade Federal do Maranhão|universidade Federal do Maranhão

Resumo:
**HISTÓRIA DA ENFERMAGEM: UMA ANÁLISE DOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM** **Waldecy Lopes Junior¹; Luyara Aparecida Jacob Couto²; Suellen Andrade Pereira³ ** **Jhonatan Tyson Barros Azevedo4; Luís Fernando Bogéa Pereira5** **OBJETIVO: **Analisar, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem do estado do Maranhão, a disciplina História da Enfermagem. **METODOLOGIA: **Estudo documental que analisou a disciplina História da Enfermagem, nas matrizes curriculares dos cursos de graduação em Enfermagem de duas instituições públicas, federal e estadual, do estado do Maranhão. Foi realizada a leitura minuciosa dos PPC, atentando-se à ementa, carga horária e bibliografia da disciplina. **RESULTADOS: **No PPC da estadual a disciplina é ministrada no 1º período, tendo a carga horária de 60 horas. **No PPC da ies federal a disciplina é denominada de História e Organização da Enfermagem, ministrada no 2º período, possuindo carga horária de 45 horas. Ambas trouxeram, em suas ementas, o ensino remetendo ao mundo, Brasil e Maranhão; em suas bibliografias carecem a indicação de bibliografia sobre a história da Enfermagem no Maranhão; não há citação direta das entidades representativas da Enfermagem nesse percurso histórico. ****CONCLUSÃO: ****Em suma, nas matrizes do curso de Enfermagem dessas IES, a disciplina enfatiza o histórico da Enfermagem em diferentes contextos, porém as entidades representativas da Enfermagem não são abordadas nesses. ****IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: **Implica-se à Enfermagem a partir do reforço sobre a importância do ensino da História da Enfermagem para refletirmos e agirmos sobre o mundo de prática atual, reiterando durante esse ensinar, também, as entidades representativas, como forma de organização, da profissão no passado, presente e futuro da Enfermagem.


Referências:
REFERÊNCIAS: 1- Padilha MICS, et al. História da enfermagem: ensino, pesquisa e interdisciplinariedade. Esc Anna Nery R Enferm 2006 dez; 10 (3): 532 - 8.