2779776 | ASSÉDIO, DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Shirley Aviz de Miranda|shirleyaviz@hotmail.com|enfermeiro|mestre|professora|centro Universitário da Amazonia ; Daniel Tobelém Maués Ferreira|danieltobelem52@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; Azarias Farias de Matos|azariasspsfc@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; Rudilene Ramos Cavalcante da Silva|rudileneramos21@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; José Henrique Nunes Santana|riicksantana20@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia |
Resumo: ASSÉDIO, DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR:
RELATO DE EXPERIÊNCIA
_Shirley Aviz de miranda_[1]
Azarias Farias de Matos[2]
Daniel Tobelém Maués Ferreira2
José Henrique Nunes Santana2
Rudilene Ramos Cavalcante da Silva2
**Objetivo:** relatar a experiência de ação educativa com acadêmicos de enfermagem sobre o assédio e discriminação de gênero e suas principais repercussões na saúde do trabalhador. **Método:** estudo do tipo relato de experiencia sobre ação educativa desenvolvida com acadêmicos do sétimo período de Enfermagem de uma faculdade privada de Belém. Desenvolvida em três momentos: roda de conversa sobre as percepções dos estudantes em relação ao assédio (moral e sexual) e discriminação de gênero. No segundo momento foi visto um vídeo a respeito do tema e explicações sobre o eixo abordado na ação e no terceiro momento foi realizada uma gincana. **Resultados:** A experiência vivenciada na ação foi de grande contribuição acadêmica e científica, onde os participantes atentaram-se as discussões e construíram um novo conhecimento, já que não conheciam muito sobre o assédio, os tipos que pode se apresentar e as formas de discriminação de gênero no ambiente laboral. **Conclusão:** identificamos que o desenvolvimento da estratégia favoreceu postura crítica e proativa dos futuros enfermeiros. Os discentes afirmaram que ações como essa são primordiais e extremamente válidas para a consolidação dos conhecimentos necessários para o bom desempenho e formação profissional. **Contribuições para Enfermagem:** Ficou evidente o quanto a ação educativa contribuiu para a formação dos alunos tornando as atividades mais consistentes, uma vez que são fundamentadas em conhecimentos previamente fundamentados.
**Descritores:** Violência de Gênero; Assedio; Trabalho.
**Área temática:** Saúde e Qualidade de Vida
[1] Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em
Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Docente pelo Centro
Universitário da Amazônia (UNIFAMAZ). Email:
[shirleyaviz@hotmail.com](mailto:shirleyaviz@hotmail.com)
[2] Acadêmicos de enfermagem pelo Centro Universitário da Amazônia (UNIFAMAZ)
Referências: LIMA LG, PEREIRA, RP, OLIVEIRA PJ, BRASILEIRO ME. Assédio Moral e Copin: atuação da enfermagem do trabalho. Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição. jan-jul 5 (5) 1-11; 2013. |