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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2779776


2779776

ASSÉDIO, DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Shirley Aviz de Miranda|shirleyaviz@hotmail.com|enfermeiro|mestre|professora|centro Universitário da Amazonia ; Daniel Tobelém Maués Ferreira|danieltobelem52@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; Azarias Farias de Matos|azariasspsfc@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; Rudilene Ramos Cavalcante da Silva|rudileneramos21@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia ; José Henrique Nunes Santana|riicksantana20@gmail.com|academico de Enfermagem|graduação (concluinte)|discente|centro Universitário da Amazonia

Resumo:
ASSÉDIO, DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO E SUAS REPERCUSSÕES NA SAÚDE DO TRABALHADOR: RELATO DE EXPERIÊNCIA _Shirley Aviz de miranda_[1] Azarias Farias de Matos[2] Daniel Tobelém Maués Ferreira2 José Henrique Nunes Santana2 Rudilene Ramos Cavalcante da Silva2 **Objetivo:** relatar a experiência de ação educativa com acadêmicos de enfermagem sobre o assédio e discriminação de gênero e  suas principais repercussões na saúde do trabalhador. **Método:** estudo do tipo relato de experiencia sobre ação educativa desenvolvida com acadêmicos do sétimo período de Enfermagem de uma faculdade privada de Belém. Desenvolvida em três momentos: roda de conversa sobre as percepções dos estudantes em relação ao assédio (moral e sexual) e discriminação de gênero. No segundo momento foi visto um  vídeo a respeito do tema e explicações sobre o eixo abordado na ação e no terceiro momento foi realizada uma gincana. **Resultados:** A experiência vivenciada na ação foi de grande contribuição acadêmica e científica, onde os participantes atentaram-se as discussões e construíram um novo conhecimento, já que não conheciam muito sobre o assédio, os tipos que pode se apresentar e as formas de discriminação de gênero no ambiente laboral. **Conclusão:** identificamos que o desenvolvimento da estratégia favoreceu postura crítica e proativa dos futuros enfermeiros. Os discentes afirmaram que ações como essa são primordiais e extremamente válidas para a consolidação dos conhecimentos necessários para o bom desempenho e formação profissional. **Contribuições para Enfermagem:** Ficou evidente o quanto a ação educativa contribuiu para a formação dos alunos tornando as atividades mais consistentes, uma vez que são fundamentadas em conhecimentos previamente fundamentados. **Descritores:** Violência de Gênero; Assedio; Trabalho.  **Área temática:** Saúde e Qualidade de Vida [1] Enfermeira. Graduada pela Universidade do Estado do Pará. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Pará. Docente pelo Centro Universitário da Amazônia (UNIFAMAZ). Email: [shirleyaviz@hotmail.com](mailto:shirleyaviz@hotmail.com) [2] Acadêmicos de enfermagem pelo Centro Universitário da Amazônia (UNIFAMAZ)


Referências:
LIMA LG, PEREIRA, RP, OLIVEIRA PJ, BRASILEIRO ME. Assédio Moral e Copin: atuação da enfermagem do trabalho. Revista Eletrônica de Enfermagem do Centro de Estudos de Enfermagem e Nutrição. jan-jul 5 (5) 1-11; 2013.