2732645 | CAPACITAÇÃO PARA REALIZAR O TESTE DE ACUIDADE VISUAL ENTRE ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM | Autores: Maria Vitoria Hoffmann|hoffmann-vick@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Zuleyce Maria Lessa Pacheco|zuleyce.lessa@ufjf.edu.br|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Herica Silva Dutra|hericaufjf@gmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Izabela Palitot da Silva|izabelapalitot@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora|ufjf ; Jéssica Correa Ferrugini|jjessicaferrugini@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|bolsista|ufjf |
Resumo: **Introdução**:A** **visão é essencial para a percepção do mundo ao redor da criança. A aprendizagem na idade escolar é diretamente influenciada pela acuidade visual, sendo que problemas na visão podem dificultar ou até mesmo impedir o aprendizado de forma plena.**Objetivos:**Relatar experiência de capacitação de acadêmicos de enfermagem para realização do teste de acuidade visual entre escolares do primeiro ano do ensino fundamental.**Método:**Projeto Olho Vivo: analisando a acuidade visual de crianças e adolescentes e o emprego do lúdico no cuidado de enfermagem: Aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UFJF e inscrito na Pró Reitoria de Extensão.O Teste de Acuidade Visual é desenvolvido em escolas públicas do município de Juiz de Fora. Instituições Parceiras : Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, Colégio de Aplicação João XXIII, Departamento de Saúde da Criança e do Adolescente (setor de oftalmologia).A cada período bolsistas e voluntários, que ingressam no projeto, são capacitados para a realização do Teste de Acuidade Visual seguindo as seguintes etapas:Leitura individual da referência sobre a técnica de utilização da Escala de Snellen; Leitura dos impressos de registro; Separação do material necessário e montagem do ambiente para a realização do Teste;Vivência do Teste de Acuidade Visual: entre os próprios acadêmicos;Apresentação do banco de dados do Projeto e do método científico de coleta dos dados;Avaliação do processo de aprendizagem.**Resultados e Discussões: **Os acadêmicos após a leitura da referência são convidados a falarem sobre o que entenderam e a apresentarem possíveis dúvidas, de modo que o professor coordenador possa saná-las. Na sequência ao entrarem em contato com os impressos de registro e de encaminhamento compreendem como deverão registrar seus achados. Eles ao serem convidados a separarem todo o material necessário, montarem o ambiente e praticarem com os colegas o Teste de Acuidade Visual conseguem consolidar o conhecimento adquirido e a se perceberem capacitados para o mesmo.**ConsideraçõesFinais**: A metodologia adotada mostrou-se eficaz para a capacitação dos acadêmicos de Enfermagem, permitiu identificar déficit visual entre os bolsistas e voluntários do projeto.Acreditamos que a participação discente neste projeto de extensão com interface na pesquisa tem impactado na sua formação de forma positiva pois vem complementar o conhecimento científico, abordado em sala de aula. Os discentes ao aplicarem o método científico na implementação do caminho metodológico da pesquisa, através da participação na coleta, análise dos dados, elaboração de relatórios científicos bem como de artigos para serem publicados estarão desenvolvendo habilidades no campo da pesquisa científica
Referências: 1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde.Diretrizes de Atenção à Saúde Ocular na Infância: detecção e intervenção precoce para prevenção de deficiências visuais. 2 ed. Brasília: Ministério da Saúde, 2016a. Disponível em: . Acesso em: 30 Set 2018.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Cadernos temáticos do PSE – Saúde Ocular. Brasília: Ministério da Saúde, 2016b. Disponível em: . Acesso em: 30 Set 2018. |