2723941 | PADRÃO ANNA NERY E ENFERMEIROS FORA DO PADRÃO NA ESCOLA CARLOS CHAGAS | Autores: Mayra Raquel Fantinati dos Reis|mayrafanreis@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Graduação|estudante de Graduação|universidade Federal de Minas Gerais ; Fernanda Batista Oliveira Santos|fernandabosufmg@gmail.com|enfermeira|doutora|professora da Eeufmg|universidade Federal de Minas Gerais ; Rita de Cássia Marques|rcmarques23@gmail.com|historiadora|doutora|professora da Eeufmg|universidade Federal de Minas Gerais ; Fernanda Alves dos Santos Carregal|fernanda.carregal@hotmail.com|enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante de Pós Graduação|universidade Federal de Minas Gerais ; Rafaela Siqueira Costa Schrek|rafaelasiqcosta@yahoo.com.br|enfermeira|estudante de Pós Graduação|estudante de Pós Graduação|universidade Federal de Minas Gerais |
Resumo: **Padrão Anna Nery e enfermeiros fora do padrão na Escola Carlos Chagas**
_Mayra Raquel Fantinati dos Reis1_,
Fernanda Batista Oliveira Santos2,
Fernanda Alves dos Santos Carregal3,
Rafaela Siqueira Costa Schrek4,
Rita de Cássia Marques5.
**Objetivo:** Elaborar uma análise da literatura científica a respeito do padrão Anna Nery de formação em Enfermagem para melhor compreender a admissão de enfermeiros “fora do padrão” na Escola de Enfermagem Carlos Chagas. **Método:** Revisão integrativa. Para a busca dos estudos, estabeleceram-se duas estratégias de busca no portal da Biblioteca Virtual em Saúde, com os descritores: Educação em Enfermagem; Bacharelado em Enfermagem; História da Enfermagem; Profissionais de Enfermagem. A coleta de dados foi desenvolvida entre os meses de novembro e dezembro de 2018. **Resultados: **Tratam-se de 8 publicações brasileiras, todas estas da região Sudeste, sendo a Revista Anna Nery a que mais se destacou em número de produções (37,5%). Foram feitas análises em todos os achados utilizando duas perspectivas: I. Escola de Enfermagem Anna Nery: primeira escola brasileira de enfermagem de alto padrão; II. Rompimento do “Padrão Anna Nery”: construção da identidade da Enfermagem. A partir dessas perspectivas, pode-se afirmar que ao clarificar o padrão Anna Nery foi possível compreender que este era um escopo difícil de ser seguido em todas as regiões do país e a Escola Carlos Chagas é um exemplo de como este padrão não era possível para a todas as localidades brasileiras. C**onclusão:** Delineou-se uma síntese do conhecimento histórico da Enfermagem no Brasil, referente ao “padrão Anna Nery”, propiciando o processo de conhecimento da trajetória profissional e a preservação da memória coletiva. **Contribuições para a Enfermagem**: Acredita-se que esta investigação possa auxiliar na compreensão do processo de institucionalização e configuração identitária do enfermeiro da Escola Carlos Chagas.
[1] Estudante de Enfermagem. Universidade Federal de Minas Gerais.
2Departamento de Enfermagem Básica. Universidade Federal de Minas Gerais.
Orientadora
3 Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal
de Minas Gerais.
4 Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal
de Minas Gerais.
5Departamento de Enfermagem Aplicada. Universidade Federal de Minas Gerais.
Referências: Santos FBO, Marques RDC. Egressas da Escola de Enfermagem Carlos Chagas: campos de atuação. 1936-1948. Esc Anna Nery. 2015;19(2):363-368.
Santos FBO, Carregal FAS, Rodrigues RD, Marques RDC,Sena RRD. Brazilian nursing history (1950-2004): what has been discussed in the literature? Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro. 2018;8:1-13.
PERES, MAA. Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio De Janeiro: 90 Anos de sua criação. Esc Anna Nery (impr.) 2013 jan -mar; 16 (1):7-9.
GALLEGUILLOS, TGB.; OLIVEIRA, MAC. A gênese e o desenvolvimento histórico do ensino de enfermagem no Brasil. Rev Esc Enf USP, v.35, n. 1,p. 80-7, mar. 2001. |