2658571 | SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE ALERGIA MEDICAMENTOSA | Autores: Ana Luísa Petersen Cogo|analuisa@enf.ufrgs.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora Associada|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Ariane Teixeira|ateixeira@hcpa.edu.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|enfermeira|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Daniel Magno Galdino|dmagnogaldino@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul ; Taiciana Chagas Camacho|taiciana.cchagas@gmail.com|acadêmica de Enfermagem|estudante|estudante|universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Resumo: **SATISFAÇÃO E AUTOCONFIANÇA DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM EM CENÁRIO DE SIMULAÇÃO REALÍSTICA SOBRE ALERGIA MEDICAMENTOSA **
**Introdução**: A simulação realística é uma metodologia capaz de recriar cenários de saúde que auxiliam os estudantes no desenvolvimento da cultura de segurança. **Objetivo:** Analisar a satisfação e autoconfiança dos estudantes de enfermagem com a aprendizagem após a participação em cenário de simulação realística sobre alergia medicamentosa. **Método:** Estudo quase experimental com amostra por conveniência de 44 estudantes de enfermagem a partir do 6º semestre do curso procedentes de Instituições de ensino públicas e privadas do Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu de setembro a novembro de 2018 com o preenchimento da Escala de Satisfação e Autoconfiança com a Aprendizagem imediatamente após participarem do cenário de simulação realística que abordava o tema alergia medicamentosa de paciente em unidade hospitalar. Os dados foram analisados pela estatística descritiva realizada a média entre os escores obtidos na escala. O projeto obteve aprovação para realização (CAAE 91266118.8.0000.5347) e todos participantes assinaram TCLE. **Resultados:** A idade média dos participantes foi 27,6 anos (± 7,5), 26 (59%) cursavam o 6º ou 7º semestre da faculdade, 26 (59%) já haviam participado de cenários de simulação. Os níveis de satisfação dos participantes foi de 4,84 (± 0,04) e a autoconfiança com a aprendizagem de 4,45 (± 0,06) após a participação no cenário de simulação sobre alergia medicamentosa. **Conclusões:** O estudo demonstrou que a atividade com a metodologia da simulação realística proporcionou aos estudantes elevados níveis de satisfação e autoconfiança, os quais são fatores imprescindíveis para a promoção da aprendizagem e colaboram com o desenvolvimento da cultura de segurança. **Contribuições para enfermagem**: A simulação realística em saúde está se desenvolvendo nos últimos anos demonstrando ser mais um recurso no ensino sobre segurança do paciente.
Referências: ALMEIDA, R. G. S. et al. Validação para a língua portuguesa da escala Student Satisfaction and Self-Confidence in Learning. Revista Latino-Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 23, n. 6, p. 1007-1013, nov./dec. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/rlae/v23n6/pt_0104-1169-rlae-23-06-01007.pdf. Acesso em: 26 fev. 2019.
INACSL STANDARDS COMMITTEE. INACSL standards of best practice: simulationSM simulation design. Clinical Simulation in Nursing, New York, v. 12, supl. 1, p. S5-S12, Dec. 2016. |