2639217 | DESENVOLVIMENTO DA LIDERANÇA EM ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM: INFLUÊNCIA DA PRÁTICA AVANÇADA DE ENFERMAGEM | Autores: Jaqueline de Freitas Ferreira|jaquefreitas.14@gmail.com|estudante|graduação|estudante|universidade de Brasília ; Thatianny Tanferri de Brito Paranaguá|ttb.paranagua@gmail.com|professora|doutora|professor Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília|universidade de Brasília ; Gisele Martins|martinsgise@gmail.com|professora|doutora|professor Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade de Brasília|universidade de Brasília |
Resumo: **Introdução:** Acredita-se que a Prática Avançada de Enfermagem (PAE) promove ambiente que incita a liderança por exigir uma prática baseada em evidência e habilidades de comunicação, autoconfiança, conhecimento técnico-científico e responsabilidade. **Objetivo: **Analisar o desenvolvimento da liderança em acadêmicos de enfermagem que vivenciaram a PAE.** Método:** Estudo descritivo, de abordagem qualitativa, desenvolvido com egressos e acadêmicos de enfermagem que vivenciaram o contexto de um ambulatório de PAE em Uropediatria, em um hospital universitário. Dados coletados entre janeiro e abril/2019, por meio de entrevista individual. A questão norteadora foi: “Como o Ambulatório de Prática Avançada de Enfermagem em Uropediatria tem contribuído para o desenvolvimento de suas habilidades em liderança?”. Realizada análise lexical com uso da representação gráfica da nuvem de palavras, pelo software Iramuteq. Estudo aprovado pelo comitê de ética em pesquisa, parecer nº 2.608.183. **Resultados:** A nuvem de palavras evidenciou predominância das palavras estar, pessoa, achar, saber, desenvolver, conseguir e falar, mostrando que a prática de liderança exige conhecimento prévio, necessita de interação entre os envolvidos e que o cerne dessa prática está centrado na pessoa. O sujeito se torna um agente de mudanças, capaz de impactar sua própria realidade e a realidade dos pacientes, por meio de um comportamento que o torna protagonista no processo de decisão e da execução. **Conclusão: **A PAE possibilitou o desenvolvimento de competências de liderança em saúde, despertando, nos envolvidos, habilidade para atuação proativa, prática baseada em evidência, raciocínio clínico, comunicação efetiva com os pacientes e colegas de trabalho e autonomia para a resolução de problemas. **Contribuições/Implicações para a Enfermagem:** É necessário estimular e regulamentar a PAE no contexto nacional, visando ampliar e reconhecer o escopo de práticas de enfermagem, contribuindo com a resolutividade do sistema de saúde brasileiro.
Referências: 1. REBA, G. M. A.; CHAQUIR, M. S.; VILLEGAS, M.E. L.; MALAVER, L.A.V.; La Práctica Avanzada en Enfermería: una oportunidad para la
promoción de la salud y la prevención de la enfermedad em Colombia. Revista Cultura del Cuidado. v. 11, n. 1, 2014. p. 60-69. Disponível
em:. Acesso em: 18 jun 2017.
2. SOUZA, F.A; PAIANO, M. Desafios e dificuldades enfrentadas pelos profissionais de enfermagem em início de carreira: Challenges and
difficulties faced by nurses atthe beginning of their career. 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 mar
2019. |