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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2608333


2608333

GASOAPP: APRIMORANDO O PROCESSO DE ENSINO ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autores:
Wallace Henrique Pinho da Paixão|whpp2601@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante|enfermagem|(176) Universidade Castelo Branco - Ucb ; Bruno Victor de Oliveira Baptista|esc360360@gmail.com|enfermeiro|graduação|enfermagem|(176) Universidade Castelo Branco - Ucb ; Yasmine Lima Vianna Gomes|yasminevianna@yahoo.com.br|enfermeira|graduação|enfermagem|(176) Universidade Castelo Branco - Ucb

Resumo:
GASOAPP: APRIMORANDO O PROCESSO DE ENSINO ATRAVÉS DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS **Objetivo: **Descrever a construção de um aplicativo digital que viabiliza informações fundamentais voltadas à interpretação gasométrica direcionada a acadêmicos de enfermagem e enfermeiros. **Métodos: **Estudo exploratório de desenvolvimento experimental de um protótipo composto de três fases. A fase 1 incorreu de análise do conteúdo por base de revisão integrativa, na fase 2 transcorreu a construção do protótipo através de um sistema online de elaboração de aplicativos, e por último, a fase 3 que sucedeu a avaliação de usabilidade aplicada pelo questionário MATCH, desenvolvido por um grupo qualificado em software da Universidade Federal de Santa Catarina (GQS/UFSC). **Resultado: **Delimitação do conteúdo proposto no aplicativo a partir da revisão sistemática, a engenharia possibilitou a projeção do programa, demonstrando o fluxo de navegação a correlação do conteúdo, a estrutura geral, o desenvolvimento de ícones e os recursos de navegação. Ao final da aplicação do questionário MATCH, ocorreu a validação do protótipo, com pontuação de 63.7, caracterizado como usabilidade muito alta. **Conclusão: **Este estudo revelou que o _gasoapp _é uma ferramenta de suporte dinâmico para formação da educação, estando pronto para ser utilizado como um recurso de pesquisa com informações relevantes à aplicação e análise da gasometria arterial. **Contribuições para a Enfermagem**: Considerando que a tecnologia digital nas universidades é cada vez mais utilizada, os aplicativos tem obtido resultados positivos no sistema educativo, visto que seu uso, pelos dispositivos de bolso, possibilita sua condução para diversos locais permitindo que profissionais da saúde tenham facilidade de acesso às informações relevantes para o cuidado integral do paciente.


Referências:
Pereira FGF, Silva DV, Sousa LMO, Frota NM. Construção de um aplicativo digital para o ensino de sinais vitais. Rev Gaúcha Enferm. 2016 jun;37(2):e59015. Doi :http://dx.doi.org/10.1590/1983- 1447.2016.02.59015. Krishnasamy C, Ong SY, Yock Y, Lim I, Rees R, Car J. Factors influencing the implementation, adoption, use, sustainability and scalability of mLearning for medical and nursing education: a systematic review protocol Syst Rev. 2016 Oct 19;5(1):178. Lee H, Min H, Oh SM, Shim K. Mobile Technology in Undergraduate Nursing Education: A Systematic Review. Healthc Inform Res. 2018 Apr;24(2):97-108. https://doi.org/10.4258/hir.2018.24.2.97. Zhao J, Freeman B, Li M. Can Mobile Phone Apps Influence People’s Health Behavior Change? An Evidence Review.Eysenbach G, ed. Journal of Medical Internet Research. 2016;18(11):e287. doi:10.2196/jmir.5692