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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2601486


2601486

O CONHECIMENTO SOBRE PROCESSO DE ENFERMAGEM EM ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO

Autores:
Allana Vieira Lima|allana.vlima@gmail.com|estudante|graduando|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Ravila Rayssa Tomaz Marques|ravilarayssa@gmail.com|estudante|graduação|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Thaís Rodrigues Reis Borges|laidteles@hotmail.com|estudante|graduando|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Joyce Nunes Cabral|joycecabral@outlook.com|estudante|graduando|estudante|pontifícia Universidade Católica de Goiás ; Larissa Silva Magalhães|larissasilvamagalhaes57@gmail.com|enfermeira|doutoranda|estudante|universidade Federal de Goiás

Resumo:
**Objetivo: **Identificar o conhecimento de acadêmicos sobre o Processo de Enfermagem (PE). **Método: **Estudo descritivo, transversal, de abordagem quantitativa desenvolvido em Instituição de Ensino Superior em Goiânia-GO. Como critério de inclusão, acadêmicos, devidamente matriculados, e cursando do 4° ao 10° módulo e, de exclusão, aqueles ausentes no dia da coleta. A pesquisa aconteceu de setembro a novembro de 2018, utilizando questionário autoaplicável relacionados ao ensino do PE e conhecimento nos turnos matutino e noturno. A análise de dados foi feita pelo _Software for_ _Statistics and Data Science_ (STATA). **Resultados:  **Foram aplicados 140 questionários e 7 excluídos. Cerca de 90% dos estudantes afirmaram ter interesse nas aulas sobre PE e 60% consideraram que a didática facilitou o aprendizado. Entretanto, 54% avaliaram insuficientes o número de aulas e 72% mediram seu conhecimento como insatisfatório. Na prática, 72,5% diferenciaram NANDA, NIC e NOC; 40% souberam a diferença entre PE e Sistematização da Assistência em Enfermagem (SAE), mas, somente 34% conseguiram dizer as etapas do PE em sequência e 5,75% acertaram os tipos de diagnósticos (DE). 92% consideraram necessário saber sobre PE nos campos de prática, mas apenas 52,5% afirmaram relacionar teoria na atuação. **Conclusão: **Apesar do interesse, o conhecimento dos estudantes é insatisfatório quanto ao PE. Os principais fatores apontados foram: quantidade insuficiente de aulas, o que prejudica a didática; pouca aplicabilidade da SAE na prática; confusão em relação às taxonomias NANDA, NIC e NOC e desconhecimento sobre os tipos de DE encontrados no NANDA. **Contribuições para a enfermagem: **O PE organiza e operacionaliza o cuidado dando maior visibilidade e autonomia à profissão. Nesse aspecto, urge formar profissionais que dominem as competências, superando as dificuldades do aprendizado. Faz-se necessário adotar um Projeto Pedagógico que desenvolva habilidades relacionando teoria e prática com eficácia.


Referências:
1. Bulechek GM, Butcher HK, Dochterman JM. Classificação das intervenções de enfermagem - NIC. 5ª ed. Rio de janeiro: Elsevier, 2010. 2. Enf/Escola de Ciências Sociais e da Saúde, Processo Pedagógico do Curso de Enfermagem, Vigência, 2016. Goiânia, 2016 3. North American Nursing Diagnosis Association. Diagnóstico de enfermagem da NANDA i: definições e classificação 2018 e 2020. Porto alegre: artmed, 2018. 4. Tannure MC, Pinheiro AM. Sistematização da assistência de enfermagem. 2ª ed., Rio e Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.