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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2563390


2563390

UNIVERSIDADES PROMOTORAS DE SAÚDE: MODELO TEÓRICO PARA A DIMENSÃO CURRICULAR

Autores:
Rosane Shirley Saraiva de Lima|rosaneshirley15@gmail.com|enfermeira|especialista, Mestranda Em Enfermagem Pela Universidade Regional do Cariri|mestranda|universidade Regional do Cariri ; Jeane Lima Cavalcante|jeanecavalcante@hotmail.com|enfermeira|especialista, Mestranda Em Enfermagem Pela Universidade Regional do Cariri|mestranda|universidade Regional do Cariri - Urca ; Samyra Paula Lustoza Xavier|samyralustoza@gmail.com|enfermeira|mestre|docente|universidade Regional do Cariri - Urca ; Glauberto da Silva Quirino|glauberto.quirino@urca.br|enfermeiro|doutor|docente|universidade Regional do Cariri - Urca ; Maria de Fátima Antero Sousa Machado|fatimaantero@uol.com.br|enfermeira|doutora|docente|universidade Regional do Cariri - Urca

Resumo:
**Introdução: **Modelos teóricos referem-se a uma representação conceitual esquemática aprimorada que servirá de modelo para uma situação real. No campo da saúde, são estratégias capazes de instrumentalizar os processos, os fenômenos e/ou eventos. **Objetivo: **Apresentar a proposta de um modelo teórico para a dimensão curricular de universidades promotoras de saúde. **Método:**  Para a construção do modelo teórico realizou-se uma revisão narrativa da literatura. A busca foi realizada em outubro de 2018, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF. Foram considerados artigos, guias normatizadoras e documentos oficiais que tratavam sobre os pressupostos e diretrizes das universidades promotoras de saúde. A organização e análise dos resultados se deram a partir da seleção dos aspectos que a literatura apontou como temas estratégicos. **Resultados:** Mediante as premissas apontadas nos documentos estudados, o currículo de uma universidade promotora de saúde deve contemplar: conservação ambiental, sexualidade, habilidades para a vida, prevenção do uso de drogas, fumo e álcool, alimentação saudável, atividade física e fatores psicossociais. Estes temas devem ser transversais ao processo de trabalho (docente) e formação (discente) e estar integrados ao projeto pedagógico, nas ações de pesquisa e extensão, na formação complementar e ações promotoras de saúde para a comunidade acadêmica. **Conclusão/Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **Ciente de que as universidades promotoras de saúde devem ter seu projeto pedagógico e de trabalho alicerçados na promoção da saúde, o modelo teórico desenvolvido contribui de modo a despertar, na perspectiva da dimensão curricular, quais aspectos devem ser considerados para torná-la uma UPS. É oportuno ressaltar ainda que este modelo teórico poderá ampliar o leque de opções quanto a referenciais teóricos que embasam a formação do enfermeiro, desde o seu processo de formação, uma maior e melhor aproximação teórico-prática com a promoção da saúde.


Referências:
1- Arroyo HV. Mirada al Movimiento Iberoamericano de Universidades Promotoras de la Salud (editorial). Horizonte sanitário, v.16, n. 3, set/dez, 2017. 2-Braga AC. Construção de modelo teórico de inovação tecnológica em clusters industriais para contribuir com o planejamento e desenvolvimento regional.124f. Dissertação [Mestrado em Engenharia de Produção]. Universidade Tecnológica Federal Do Paraná – UTFPR. PONTA GROSSA, Paraná, 2015. 3- Cala MLP. Universidades Saludables: los jóvenes y la salud. Archivos de Medicina. v. 12, n. 2, 2012. 4- Dooris M, Doherty S. Healthy Universities: current activity and future directions – findings and reflections from a national-level qualitative research study. Global Health Promotion; v 17, n.3, p. 06 -16, 2010. 5- Lange I, Vio F. Guía para universidades saludables: y otras instituciones de educacion superior. Pontificia Universidad Católica de Chile, 2006.