Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2540219


2540219

A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES NO PROJETO DE AÇÕES PREVENTIVAS SOBRE HEPATITES B E C NO CENTRO EDUCACIONAL DE TEMPO INTEGRAL EM COARI-AM

Autores:
Welleson Souza Pinheiro|wel.81041896@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Deyvylan Araujo Reis|deyvylan@hotmail.com|enfermeiro|doutorado|professor|universidade Federal do Amazonas ; Mayana Cris Duarte Paz|mayana_duartepaz@hotmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Ramanda Sena Guimarães|ramandasguimaraes@gmail.com|estudante de Graduação|ensino Médio Completo|estudante|universidade Federal do Amazonas ; Silvia Caroline Camargo Soares|silviacamargosoares@bol.com|enfermeira|enfermeira Especilaista Em Uti de Alta Complexidade|enfermeira Assitencialista|faculdade Integral do Tapajós Fit Santarém-pa

Resumo:
**INTRODUÇÃO:** As Hepatites B e C são doenças infecciosas que ocorrem no fígado, são consideradas doenças autolimitadas, que podem ser agudas ou crônicas, sintomáticas ou assintomáticas. A profilaxia dessas patologias pode ocorrer através de medidas de prevenção, evitando contato com sangue ou secreções potencialmente contaminadas; uso de preservativo incorreto ou consumo de álcool e drogas. **OBJETIVO:** Descrever a experiência dos discentes do Projeto Ações Preventivas Sobre Hepatites B e C na Escola Estadual CETI Professor Manuel Vicente Ferreira Lima, no município de Coari, Amazonas. **MÉTODO:** Estudo descritivo do tipo de relato de experiência através de um projeto de extensão realizado por discentes do curso de enfermagem do quinto e sétimo período do curso de Enfermagem do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). As atividades educativas com os participantes foram realizadas durante o mês de novembro de 2018. Os recursos utilizados foram datashow, dinâmicas, demonstração no manuseio do uso da camisinha e as gincanas com perguntas, em que os participantes interagiram sobre o tema proposto. No final de cada atividade eram realizadas premiações para cada aluno que participasse das atividade como forma de motivar a interação sobre o tema. **RESULTADOS: **Durantes as atividades do projeto, constatou um baixo nível de conhecimentos dos participantes relacionado as Hepatites, que obtinham uma concepção errônea da doença, transmissão e a prevenção. **CONCLUSÃO:** O projeto teve papel fundamental na vida dos alunos, em que todas informações adquiridas foram importantes para o conhecimento da Hepatite B e C, além da forma correta de como prevenir contra essas doenças. O projeto possibilitou ao discentes de enfermagem uma experiência significativa no preparo para lidar com a educação em saúde na sociedade.


Referências:
SANTOS, A. K. P. et al. O Conheciemento sobre Hepatites B e C dos Estudantes de uma Escola Particular do Municípios de Vitória da Conquista - BA. Revista Id on Line Multidisciplinary and Psycology Journal, v. 11, p. 1–6, 2017. SPINDOLA, T. et al. Produção de conhecimento acerca das doenças sexualmente transmissíveis na população jovem: pesquisa bibliométrica. Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online, v. 7, n. 3, p. 3037, 2015.