2533407 | Grupos educativos sobre aleitamento materno: uma estratégia para transformar saberes em conhecimentos | Autores: Ana Luiza Amancio de Farias|analuifarias@gmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|residente Em Enfermagem Obstétrica|instituto Fernandes Figueira ; Paulo Alexandre de Souza São Bento|saobento@iff.fiocruz.br|enfermeiro|doutor Em Ciências|tecnologista Em Saúde Pública - Enfermeiro|instituto Fernandes Figueira ; Carlos Eduardo Pessanha Boller|kadu.boller@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Avaliação de Tecnologias Em Saúde|tecnologista Em Saúde Pública - Enfermeiro|instituto Fernandes Figueira ; Priscila Barbosa dos Santos|priscilabarbosa_santos@hotmail.com|enfermeira|bacharel Em Enfermagem|residente Em Banco de Leite Humano|instituto Fernandes Figueira ; Luciana Miranda Rodrigues|lucianamir@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências do Cuidado da Saúde|professora da Escola de Enfermagem da Fundação Técnico Educacional Souza Marques|fundação Técnico Educacional Souza Marques |
Resumo: **Objetivos**: identificar saberes prévios das gestantes antes da participação em grupo educativo; avaliar os conhecimentos construídos pelas gestantes após participação em um grupo educativo; analisar se as interações entre profissionais/mulheres propiciam a construção do conhecimento através do grupo educativo. **Método: **pesquisa quantitativa, com avaliações diagnóstica, processual e somativa. Realizado no grupo educativo sobre amamentação a 90 gestantes, em um Banco de Leite Humano no Rio de Janeiro. Aplicado questionário com 10 perguntas pré e pós grupos educativos. As análises foram baseadas na frequência absoluta. CAAE - 91387918.0.0000.5269. **Resultados: **este capítulo foi dividido em quatro subitens que correspondem a quatro categorias analíticas. Os saberes foram tomados como um grupo de informações sobre o tema trazidos/mantidos pelas gestantes. O conhecimento foi balizado pelo que está na ciência, precisamente nos protocolos do Ministério da Saúde. Observou-se que 51,1% (46) das gestantes tiveram uma construção de conhecimento (mais acertos no pós do que no pré-teste), 12,2% (11) descontruíram o saber prévio (mais acertos no pré do que no pós-teste) e 36,6% (33) mantiveram o saber trazido (mantendo a mesma quantidade de acertos em ambos os momentos). Quanto à análise processual, couberam apontamentos para compreensão dos elementos que fragilizam as estratégias utilizadas nos grupos. **Conclusão: **apesar das análises quantitativas terem sido baseadas na frequência absoluta dos erros e acertos, todas as questões apresentaram participantes com construção e desconstrução de conhecimentos (frequência relativa). Propõe-se então uma inovação tecnológica educativa que valorize a construção do conhecimento fazendo com que haja o deslocamento da educação bancária para a lógica construtivista, com pauta mínima de conhecimentos a serem abordados pelos profissionais e elementos que possam ser trazidos pelos grupos, no âmbito da negociação do cuidado de enfermagem em aleitamento materno.
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