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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2524317


2524317

OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION (OSCE) NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM

Autores:
Mariangela Figueiredo|mary.hujf@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira|hospital Universitário/ufjf ; Maria Helena Braga|mary.hu@ig.com.br|farmacêutica|doutora Em Ciências da Saúde|farmacêutica|hospital Universitário/ufjf ; Margarida Maria Donato dos Santos|familiadonato@terra.com.br|enfermeiro|doutora Em Ciências da Saúde|enfermeiro|hospital Universitário/ufjf ; Regina Lúcia Muniz de Almeida4|munizreg@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|hospital Universitário/ufjf

Resumo:
OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION (OSCE) NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM Introdução: As tendências atuais de formação em saúde apontam para metodologias ativas que articulem a teoria à prática. Nesse sentido, o Objective Structured Clinical Examination (OSCE), traduzido na língua portuguesa como Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE), é um exame estruturado que visa dar validade e confiabilidade aos conhecimentos, habilidades, atitudes e comportamentos dos estudantes. No Brasil foi introduzido como ferramenta de avaliação na graduação dos Cursos de Medicina, na  década de 1970, e mais recentemente nos Cursos de Enfermagem e outras profissões de saúde. Objetivos: relatar a experiência de aplicação do OSCE na avaliação dos residentes.  Método: Relato de experiência da aplicação do OSCE na avaliação final de 16 residentes dos Programas de Residência em Enfermagem, em dezembro de 2019, organizado pelo tutor e três preceptores, em três etapas: 1ª elaboração dos casos (Processo de Enfermagem – Escala Mensal; Curativo em lesão abdominal), do _checklist_ e definição das estações/cenários de simulação; 2ª reunião com os residentes para orientações; 3ª aplicação do OSCE: preparo dos cenários (materiais e equipamentos hospitalares, manequim); rodízio dos residentes nas duas estações; aplicação do _checklist_ para avaliar o desempenho do residente em cada estação; e feedback ao final. Resultados: O OSCE possibilitou uma postura ativa no processo avaliativo ao confirmar, ajustar ou reestruturar o conhecimento, as habilidades e as atitudes dos residentes. Estes refletiram sobre seus desempenhos após o feedback no final do OSCE, como as fragilidades e as lacunas do conhecimento. Todos os participantes consideraram positiva a aplicação do OSCE. Considerações: Desta forma, o OSCE possibilitou aos residentes uma oportunidade de melhorar as suas habilidades e atitudes na realização de procedimentos de enfermagem, além de aprofundar os conhecimentos por meio do processo ação-reflexão-ação.


Referências:
Mazzoni CJ.; Moraes M.A. A avaliação prática estruturada de habilidades clínicas na Famema: fundamentos para construção e aplicação. Gestão Univ. jun. 2006. Acesso em 15 mai 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.php/edicoes/68-99/321-a-avaliacao-pratica-estruturada-de-habilidades-clinicas-na-famema--fundamentos-para-construcao-e-aplicacao.html. Logar GA et al. O OSCE na avaliação clínica odontológica: relato de experiência com estudantes de graduação. Revista da ABENO • 18(1):15-24, 2018 – Acesso em 15 mai 2019. Disponível em .DOI: https://doi.org/10.30979/rev.abeno.v18i1.444 Medeiros SB, Pereira CDFD, Tourinho SV, Fernandes LGG, Santos VEP. Exame clínico objetivo estruturado: reflexões sob um olhar da enfermagem. Cogitare Enferm. 2014; 19(1):170-73. Acesso em 15 mai 2019. Disponível em https://revistas.ufpr.br/cogitare/article/viewFile/35977/22185 Nunes SOB et al. O Ensino de habilidades e atitudes: um relato de experiências. Rev Bras Educ Méd. 2013;37(1):126-31. Acesso em 15 mai 2019. Disponível em https://www.researchgate.net/profile/Sandra_Nunes5/publication/307675021_O_ensino_de_habilidades_e_atitudes_um_relato_de_experiencias/links/57e1043308ae52b3078c4779.pdf Roman C et al. Metodologias ativas de ensino-aprendizagem no processo de ensino em saúde no Brasil: uma revisão narrativa. Clin Biomed Res 2017; 37(4). Acesso em15 mai 2019. Disponível em http://seer.ufrgs.br/hcpa