2524317 | OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION (OSCE) NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM | Autores: Mariangela Figueiredo|mary.hujf@gmail.com|enfermeiro|doutora Em Enfermagem|enfermeira|hospital Universitário/ufjf ; Maria Helena Braga|mary.hu@ig.com.br|farmacêutica|doutora Em Ciências da Saúde|farmacêutica|hospital Universitário/ufjf ; Margarida Maria Donato dos Santos|familiadonato@terra.com.br|enfermeiro|doutora Em Ciências da Saúde|enfermeiro|hospital Universitário/ufjf ; Regina Lúcia Muniz de Almeida4|munizreg@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem|enfermeiro|hospital Universitário/ufjf |
Resumo: OBJECTIVE STRUCTURED CLINICAL EXAMINATION (OSCE) NOS PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA
EM ENFERMAGEM
Introdução: As tendências atuais de formação em saúde apontam para
metodologias ativas que articulem a teoria à prática. Nesse sentido, o
Objective Structured Clinical Examination (OSCE), traduzido na língua
portuguesa como Exame Clínico Objetivo Estruturado (ECOE), é um exame
estruturado que visa dar validade e confiabilidade aos conhecimentos,
habilidades, atitudes e comportamentos dos estudantes. No Brasil foi
introduzido como ferramenta de avaliação na graduação dos Cursos de Medicina,
na década de 1970, e mais recentemente nos Cursos de Enfermagem e outras
profissões de saúde. Objetivos: relatar a experiência de aplicação do OSCE na
avaliação dos residentes. Método: Relato de experiência da aplicação do OSCE
na avaliação final de 16 residentes dos Programas de Residência em Enfermagem,
em dezembro de 2019, organizado pelo tutor e três preceptores, em três etapas:
1ª elaboração dos casos (Processo de Enfermagem – Escala Mensal; Curativo em
lesão abdominal), do _checklist_ e definição das estações/cenários de
simulação; 2ª reunião com os residentes para orientações; 3ª aplicação do
OSCE: preparo dos cenários (materiais e equipamentos hospitalares, manequim);
rodízio dos residentes nas duas estações; aplicação do _checklist_ para
avaliar o desempenho do residente em cada estação; e feedback ao final.
Resultados: O OSCE possibilitou uma postura ativa no processo avaliativo ao
confirmar, ajustar ou reestruturar o conhecimento, as habilidades e as
atitudes dos residentes. Estes refletiram sobre seus desempenhos após o
feedback no final do OSCE, como as fragilidades e as lacunas do conhecimento.
Todos os participantes consideraram positiva a aplicação do OSCE.
Considerações: Desta forma, o OSCE possibilitou aos residentes uma
oportunidade de melhorar as suas habilidades e atitudes na realização de
procedimentos de enfermagem, além de aprofundar os conhecimentos por meio do
processo ação-reflexão-ação.
Referências: Mazzoni CJ.; Moraes M.A. A avaliação prática estruturada de habilidades clínicas na Famema: fundamentos para construção e aplicação. Gestão Univ. jun. 2006. Acesso em 15 mai 2019. Disponível em: http://www.gestaouniversitaria.com.php/edicoes/68-99/321-a-avaliacao-pratica-estruturada-de-habilidades-clinicas-na-famema--fundamentos-para-construcao-e-aplicacao.html.
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