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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2469863


2469863

RELAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICO DO ESTÁGIO CURRICULAR: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Eduarda Felippe Cunha Bernard Lista|eduardafelippe@gmail.com|acadêmica do Curso de Graduação Em Enfermagem|acadêmica do Curso de Graduação Em Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher E da Criança|universidade Federal Fluminense ; Giovanna Rosario Soanno Marchiori||mestre Em Saúde Materno-infantil|doutoranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa|membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher E da Criança|universidade Federal Flumin ; Luisa Neves Soares de Freitas Oliveira||acadêmica do Curso de Graduação Em Enfermagem|acadêmica do Curso de Graduação Em Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher E da Criança|universidade Federal Fluminense-uff, Niterói/rj, Bras ; Valdecyr Herdy Alves||doutor Em Enfermagem|prof. Titular do Departamento Materno-infantil E Psiquiátrico da Uff|líder do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher E da Criança.|coordenador do Banco de Leite Humano /hospital Universitário Antônio Pedr ; Maria Bertilla Lutterbach Branco||mestre Em Saúde Materno-infantil|doutoranda Em Ciências do Cuidado Em Saúde da Escola de Enfermagem Aurora Afonso da Costa|membro do Grupo de Pesquisa Maternidade: Saúde da Mulher E da Criança|universidade Federal Flumine

Resumo:
Tem como **objetivo**: relatar a experiência acerca do ensino teórico prático no Banco de Leite Humano de um Hospital Universitário, com a captação das grávidas e puérperas internadas pela equipe de Enfermagem. **Método**: Trata- se de um relato de experiência acerca da prática discente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Federal Fluminense – UFF. A atividade se deu no período do segundo semestre do ano de 2018. Constituiu-se de encontro vivencial no Banco de Leite Humano, subsequente às aulas teóricas da disciplina de Saúde da Mulher I. **Resultados**: O estágio mostrou-se complementar e imprescindível ao estudo teórico em vista à valorização da individualidade e humanização do atendimento. Revelou-se de grande importância para a formação dos acadêmicos de Enfermagem em virtude da prática de captação com puérperas de alto risco ser um momento que exige conhecimentos imprescindíveis para a qualificação profissional. A experiência da prática com as gestantes e puérperas foi oportuna nas diferentes formas de aplicação das abordagens e avaliações de caso, a fim de adequar o atendimento e criar um vínculo de confiança com a cliente e, sempre que possível, com acompanhantes e familiares. A esfera familiar e da rede de apoio no processo do aleitamento materno demonstra ser um fator essencial para a captação e aderência dessa mulher às técnicas propostas e à possível doação do seu leite.  **Conclusão**: O estudante tem como desafio aplicar as teorias de humanização, levando em consideração a importância dos fatores científicos de manejo clínico do aleitamento materno. **Implicações para a Enfermagem**: Os estágios práticos para a formação do profissional Enfermeiro(a) permitem que habilidades sejam desenvolvidas nos diversos campos de atuação, consolidando o conhecimento teórico com a prática desenvolvida e aplicada nas competências formativas.


Referências:
World Health Organization (WHO). Global strategy for infant and young child feeding. Geneva: WHO; 2003. Brasil. Ministério da Saúde. Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no Sistema Único de Saúde (SUS) -Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil. Portaria n. 1.920, de 5 de setembro de 2013. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2013/prt1920_05_09_2013.html