2338715 | UTILIZAÇÃO DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL COM CRIANÇA DEFICIENTE AUDITIVA | Autores: Alcebiades Moreira dos Santos Neto|alcebiadesmoreira@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso ; Gênesis Vivianne Soares Ferreira Cruz|geviferreira@gmail.com|enfermeira|mestre|professor|universidade Federal de Mato Grosso ; Ana Flavia Souza Domingos Silva|afdomingos1@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso ; Leandro Matheus Evangelista da Silva|leandrovasco2005@hotmail.com|estudante de Enfermagem|graduando|estudante de Enfermagem|universidade Federal de Mato Grosso |
Resumo: **Introdução: **O brinquedo terapêutico (BT) é um recurso tecnológico dentro da enfermagem que auxilia criança/adolescentes acerca de instruções e procedimentos a ser realizado no processo de saúde e doença deste individuo, é importante frisar a dificuldade da compreensão de um indivíduo jovem a cerca de procedimentos melhor compreendido por adultos. Partindo desde principio nota-se que crianças e adolescentes que são portadoras de deficiência auditiva trazem limitação no desenvolvimento no processo do BT, pois audição é essencial na fala. **Métodos: **O BTI foi realizado na brinquedoteca da unidade de pediatria do Hospital Universitário Júlio Müller. No qual foram utilizados os seguintes materiais: abocath equipo frasco de soro fisiológico 0,9%, esparadrapo, etc., além de um boneco de pano. **Resultados: **A criança reproduziu a ação, mas a aplicação diante a deficiência apresentou-se ser mais dificultosa. A acompanhante relatou que no inicio estava com receio da criança se ferir com os materiais perfuro cortante, mas no final a criança mesmo chorando reproduziu a ação. **Conclusão: **Observamos que existem dificuldades que permeiam a realização do procedimento, especialmente no uso da linguagem, pois a comunicação deve ser adaptada às necessidades de uma criança deficiente auditiva que ainda não conheceu a Linguagem Brasileira de Sinais-LIBRAS. Nesse caso, se fez necessário maior gesticulação e demonstração do boneco e materiais de procedimento, para que a mesma mantivesse a atenção fixa ao BTI que por conseqüência leva maior tempo. **Contribuição para enfermagem: **Qualificação para que os profissionais que trabalham na pediatria estejam capacitados em desenvolver o BT com crianças que tenham deficiência auditiva.
Referências: Oliveira, Clarissa Somogy de, et al. "Brinquedo Terapêutico na assistência à criança: percepção de enfermeiros das unidades pediátricas de um hospital universitário." Rev. Soc. Bras. Enferm. Ped 15.1 (2015): 21-30.
CARVALHO, JM, and MCF REDONDO. "Caderno da TV Escola: Deficiência Auditiva." (2001). |