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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2306750


2306750

ADOECIMENTO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL: FATORES RELACIONADOS

Autores:
Marina Pereira Rezende|marina.rezende@uftm.edu.br|enfermeira|doutorado|professora de Magistério Superior|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Paulo César Condeles|paulocondeles@yahoo.com.br|estudante|graduação|estudante|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Flávia Aparecida Dias Marmo|flaviadias_ura@yahoo.com.br|enfermeira|doutorado|professora de Magistério Superior|universidade Federal do Triângulo Mineiro ; Bethania Ferreira Goulart|bethaniagoulart@yahoo.com.br|enfermeira|doutorado|professora de Magistério Superior|universidade Federal do Triângulo Mineiro

Resumo:
**Objetivos: **Identificar a relação de fatores sociodemográficos e relacionados ao trabalho docente com o número de morbidades de professores do ensino médio. **Métodos: **Trata-se de um estudo transversal e exploratório, com abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada no período de Fevereiro a Julho de 2017 em uma escola pública estadual do município de Uberaba – MG. Foi utilizado instrumento estruturado para coleta de dados. A escolha do local de estudo e a população investigada foi feita por conveniência, totalizando uma amostra de 33 professores. Após a coleta os dados foram codificados, realizado dupla digitação e armazenado em planilha eletrônica; posteriormente os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e correlacional (_p_<0,05). Previamente à coleta de dados, o projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa CAAE: 62487416.2.0000.5154. **Resultados: **Os dados de condições de saúde mostraram que 48,5% dos docentes faltou ao trabalho por problemas de saúde nos últimos 12 meses. As variáveis que influenciaram no número de morbidades relatado pelos professores foram: o tempo de docência (r=0,39; _p_=0,02); o número de turmas também se associou positivamente (r=0,38;_ p_=0,03)  e quanto maior a idade (r=0,35;_ p_=0,04). **Conclusão: **Pode-se concluir que variáveis sociodemográficas e do magistério influenciaram no número de morbidade de professores. Desta forma, fatores organizacionais do trabalho interferem de maneira negativa na saúde destes professores. **Contribuições:** Espera-se que esta pesquisa contribua com outros estudos e com formulação de medidas de proteção da saúde destes professores.


Referências:
1. D’Oliveira CAFB, Almeida CM, Souza NVDO, et al. Trabalho docente de enfermagem e as repercussões no processo saúde-doença. Rev Fund Care Online. 2018; 10 (01): 196-202 2. Lemos JC. Cargas psíquicas no trabalho e processos de saúde em professores universitários [Tese de Doutorado]. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 2005; 135p 3. Teixeira LN, Rodrigues AL, Silva FM, Silveira RCP. As possíveis alterações no estilo de vida e saúde de professores. R Enferm Cent O Min. 2015; 5 (2): 1669-1683