2276863 | APLICABILIDADE DE UMA FERRAMENTA PARA A DINÂMICA DE MITO OU VERDADE EM EDUCAÇÃO EM SAÚDE | Autores: Elisabelle Martins Marrocos|elisabellemarrocos@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|centro Universitário Christus - Unichristus ; Isadora Araujo Rodrigues|isadoraar@hotmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Estudo Em Saúde Coletiva -grupesc do Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unichristus ; Beatriz Assunção Ferreira|beatrizferreiraassuncao@gmail.com|graduanda Em Enfermagem|acadêmica de Enfermagem|membro do Grupo de Pesquisa E Estudo Em Saúde Coletiva -grupesc do Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unic ; Alisson Salatiek Ferreira de Freitas|salatiek@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Ensino Na Saúde|docente E Membro do Grupo de Estudo E Pesquisa Em Saúde Coletiva - Grupesc No Centro Universitário Christus - Unichristus|centro Universitário Christus - Unichris |
Resumo: **INTRODUÇÃO**: Durante anos, a maioria da população só tinha acesso ao conhecimento popular, ou seja, informações compartilhadas sem evidências científicas, baseada apenas na relação simplista de causa e efeito. A popularização das redes sociais tem potencializado a disseminação dessas informações, muitas vezes cercada de falsas proposições, alicerçando um conjunto de crenças absorvidas pela população como verdade absoluta. Diante disso, torna-se fundamental o planejamento de estratégias pelos profissionais de saúde, visando desmistificar as crenças, trazendo um conhecimento baseado em evidências. **OBJETIVO**: Descrever a aplicação de uma ferramenta educativa para potencializar o processo de desmistificação nas educações em saúde. **METODOLOGIA**: Trata-se de um relato de experiência com o uso de uma ferramenta educativa utilizada de maneira participativa por acadêmicos de enfermagem do Centro Universitário Christus, no segundo semestre de 2018, durante diversas ações de educação em saúde em Fortaleza - CE. **RESULTADOS**: A utilização de dinâmicas como roda de conversa, perguntas e resposta de plaquinha com “mitos” e “verdades” valorizam o conhecimento prévio das pessoas, proporcionam um diálogo horizontalizado e permitem uma educação em saúde mais eficaz, pois a troca de informações são construídas permitindo uma ressignificação dos conceitos anteriores. **CONCLUSÃO**: Nas educações em saúde precisamos desenvolver técnicas que prendam a atenção no educador e no tema, então a elaboração de materiais criativos e inovadores facilitam na construção do conhecimento de forma a promover mais saúde. As plaquinhas de Mito ou Verdade podem ser utilizadas com qualquer tema e com o intuito de obter um índice de conhecimento do grupo, quebrar o gelo, criar vínculos, além de promover um ambiente dinâmico e acolhedor. **IMPLICAÇÕES PARA ENFERMAGEM**: As ferramentas educativas são fundamentais processos que permitem um auxílio e envolvimento dos profissionais na prestação do cuidado ao paciente.
Referências: 1. Pires Maria Raquel Gomes Maia, Gottems Leila Bernarda Donato, Fonseca Rosa Maria Godoy Serpa da. RECRIAR-SE LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA SAÚDE: REFERÊNCIAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS À PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES CRÍTICAS. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2017 [cited 2019 May 15] ; 26( 4 ): e2500017. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072017000400603&lng=en. Epub Dec 11, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072017002500017.
2. Interaminense Iris Nayara da Conceição Souza, Oliveira Sheyla Costa de, Leal Luciana Pedrosa, Linhares Francisca Márcia Pereira, Pontes Cleide Maria. TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA PROMOÇÃO DA VACINAÇÃO CONTRA O PAPILOMAVÍRUS HUMANO: REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA. Texto contexto - enferm. [Internet]. 2016 [cited 2019 May 15] ; 25( 2 ): e2300015. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-07072016000200502&lng=en. Epub June 27, 2016. http://dx.doi.org/10.1590/0104-07072016002300015.
3. Barbosa Eryjosy Marculino Guerreiro, Sousa Albertina Antonielly Sydney de, Vasconcelos Mardênia Gomes Ferreira, Carvalho Rhanna Emanuela Fontenele Lima de, Oriá Mônica Oliveira Batista, Rodrigues Dafne Paiva. Tecnologias educativas para promoção do (auto) cuidado de mulheres no pós-parto. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 June [cited 2019 May 15] ; 69( 3 ): 582-590. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000300582&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690323i. |