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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2178326


2178326

USO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO EM SAÚDE DE ADOLESCENTES: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores:
Aline Pestana Santos|alinepesttana@gmail.com|estudante Enfermagem|graduação|estudante|universidade Federal do Espírito Santo ; Adriana Nunes Moraes Partelli|adrianamoraes@hotmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Espírito Santo ; Marta Pereira Coelho|martapereiracoelho@hotmail.com|enfermeira|doutorado|professora|universidade Federal do Espírito Santo

Resumo:
OBJETIVO: Identificar estudos que utilizam jogos educativos para educação em saúde de adolescentes. MÉTODO: Revisão integrativa da literatura, composta pelas etapas: 1) identificação do problema ou da temática (elaboração da pergunta norteadora, estabelecimento de descritores); (2) estabelecimento de critérios para inclusão/exclusão de artigos; (3) categorização dos estudos de acordo com as competências; (4) definição das informações a serem extraídas dos trabalhos selecionados; (5) análise e discussão a respeito da utilização/desenvolvimento de jogos relacionando com as competências da promoção da saúde; (6) síntese dos achados evidenciados nos artigos analisados. Adotou-se a seguinte questão norteadora: quais os tipos de jogos utilizados por profissionais de saúde para a educação em saúde de adolescentes? RESULTADOS: Do total de 130.069 artigos, foram excluídos 123.069 que não atenderam aos critérios de inclusão, e incluídos 7 artigos. Destes, um apresentou triplicidade, totalizando amostragem final de 5 artigos, resultando em 3 categorias temáticas: tipos de jogos (online e manuais), profissionais (medicina e enfermagem) que utilizam os jogos e temáticas abordadas (álcool e sexualidade) na educação em saúde de adolescentes. Os níveis de evidência encontrados foram 1, 4 e 5. CONCLUSÃO: Percebe-se preferência por jogos online, são poucos os profissionais de saúde que os utilizam e há necessidade de ampliar para outras temáticas importantes desta faixa etária. Adolescentes de condição economicamente alta e média são os maiores beneficiados, sendo que os residentes em área rural de classe economicamente baixa, não possuem acesso a internet. CONTRIBUIÇÕES OU IMPLICAÇÕES PARA A ENFERMAGEM: Os jogos educativos são ferramentas eficazes e alternativa para educação em saúde de adolescentes por serem interessantes e estimulantes demonstrando e proporcionando aprendizagem significativa e agradável. Apresenta uso crescente, porém, faz-se necessário ampliar discussão para seu emprego em todas as classes econômicas da sociedade, sem exclusão.


Referências:
1- Nogueira MJ, Modena CM, Schall VT. (2009). Materiais educativos impressos sobre saúde sexual e reprodutiva utilizados na atenção básica em Belo Horizonte, MG: caracterização e algumas considerações. R. Eletr. de Com. Inf. Inov. Saúde, 2009; 3(4):169-79. 2- Reberte LM, Hoga LAK, Gomes ALZ. Process of construction of an educational booklet for health promotion of pregnant women. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 2012;20(1):101-108. 3- Partelli ANM, Cabral IE. Histórias sobre álcool em comunidade quilombola: metodologia participativa de criação-validação de quadrinhos por adolescentes. Texto & Contexto Enfermagem 2017; 26(4):1-12. 4- Couto TA, Santos FPA, Rodrigues VP. Health education under perspective of family health teams users. J Nurs UFPE, 2016; 10(5):1606-14. 5- Cabral IE, Neves ET. Pesquisar com o método criativo sensível na enfermagem: fundamentos teóricos e aplicabilidade. (In): Lacerda MR, Costenaro RGS. Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde da teoria a prática. Porto Alegre: Moriá, 2016.