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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2159583


2159583

DO CONCEITO À PRÁTICA – UM JOGO PARA MOBILIZAR CUIDADOS À FAMÍLIA NO FINAL DE VIDA

Autores:
Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes|emanuelecdanunes@gmail.com|enfermeira|mestre|professora Assistente;doutoranda.|univerdiade Federal da Bahia, Campus Anísio Teixeira; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. ; Isabella Navarro Silva|inavarro29@hotmail.com|enfermeira|graduada|doutoranda|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo ; Maiara Rodrigues dos Santos|maaiara@hotmail.com|enfermeira|doutora|professora; Pós-doutoranda.|universidade Univeritas - Ung Guarulhos; Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. ; Regina Szylit|szylit@usp.br|enfermeira|pós-doutora|diretora; Professora.|escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo

Resumo:
**Objetivo:** analisar os atributos, antecedentes e consequências do conceito “cuidado de enfermagem à família no contexto hospitalar de final de vida”.  **Método:** estudo de análise de conceito baseado no modelo evolucionista de Rodgers, no qual se utiliza o modelo híbrido de pesquisa, composto por uma fase teórica e uma fase de campo. Realizou-se etapa teórica que consistiu na busca de artigos nas bases Cinahl, PubMed e SciELO e etapa empírica de entrevistas semiestruturadas com enfermeiros assistentes em Unidades de Terapia Intensiva adulto. A análise unificou os resultados em eixos coincidentes com antecedentes, atributos e consequências do conceito. **Resultados:** 21 artigos e 12 entrevistas apontaram entre os antecedentes: interdisciplinaridade, ética, educação, experiência; entre os atributos: acolhimento, comunicação, decisão compartilhada, cuidado espiritual e toque; além das consequências: melhor elaboração do luto familiar e maior satisfação profissional. **Considerações finais:** o conceito desenvolvido identificou ações oportunas ao cuidado de enfermagem à família no hospital, orientando a atitude profissional esperada neste contexto. Destacam-se a decisão pessoal, a busca por capacitação e o desenvolvimento de experiências interdisciplinares na área como elementos capazes de mobilizar empatia, amor, cuidado, atenção e empoderamento. **Implicações para enfermagem:** o estudo viabilizou o desenvolvimento de um jogo educativo composto por cartas ilustradas, oportuno à discussão e reflexão de estudantes e profissionais de enfermagem no direcionamento de fomentar a atitude profissional esperada neste contexto de cuidado à família.


Referências:
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