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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2153136


2153136

LEITURA APRECIATIVA DO MUNDO: CONVITE AO DIÁLOGO ENTRE PAULO FREIRE E A PESQUISA APRECIATIVA

Autores:
Valquiria Toledo Souto|valquiriatoledo@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Cristiane Trivisiol Arnemann|cris.trivisiol@gmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Colégio Politécnico|universidade Federal de Santa Maria ; Amanda de Lemos Mello|amandamello6@yahoo.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem|professora Substituta do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Ariane Naidon Cattani|arianecattani@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Saúde Mental|mestranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria ; Marlene Gomes Terra|martesm@hotmail.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem|universidade Federal de Santa Maria

Resumo:
**Objetivo: **apresentar o referencial de Paulo Freire como possibilidade de articulação teórica em pesquisas que utilizem o método Pesquisa Apreciativa (PA). **Método:** estudo teórico a partir da experiência das autoras no desenvolvimento de pesquisas com a utilização da PA. Inclui características da PA, bem como reflexões das autoras sobre a possibilidade de utilização desse método articulado ao referencial de Paulo Freire. **Resultados: **a PA é um caminho metodológico inovador no campo da pesquisa em saúde e enfermagem, que se diferencia pela sua característica de apreciação na forma como os dados são produzidos. Produzir dados por meio da apreciação significa partir das experiências positivas dos sujeitos em relação a determinado objeto. Na PA, esse processo é viabilizado por etapas conhecidas como Ciclo DSPD (Descoberta, Sonho, Planejamento e Destino). Esse ciclo orienta um caminho para resgatar-refletir-discutir-construir estratégias de fortalecimento das melhores práticas, a partir do que os sujeitos já fazem no seu cotidiano, seja no contexto do cuidado, ensino, trabalho, gestão, ou outras possibilidades, dependendo do objeto de estudo. Entendemos que a PA, assim como o referencial teórico freireano, compreende os sujeitos como agentes de transformações, e que estas são articuladas por meio do diálogo, de reflexão e ação direcionada às metas coletivamente construídas. **Conclusão: **um convite ao diálogo entre o referencial teórico de Paulo Freire e a PA permite compreender o objeto de estudo de forma crítica e, ao mesmo tempo, esperançosa. A partir de uma leitura apreciativa do mundo, a pesquisa intervém resgatando os sonhos, utopias, e esperanças para direcionar ações. **Implicações para a Enfermagem: **o desenvolvimento de pesquisas sob essa perspectiva viabiliza à ciência da enfermagem a manutenção do seu compromisso social e valorização dos sujeitos e seus contextos de vida.


Referências:
ARNEMANN, C. T.; KRUZE, M.H.L; TERRA, M.; MELLO, A. L; SOUTO, V. T Pesquisa Apreciativa. In: LACERDA, M. R.; RIBEIRO, R. P.; COSTENARO, R. G. S. (orgs). Metodologias da pesquisa para a enfermagem e saúde: da teoria à prática. Porto Alegre: Moriá, 2018. COOPERRIDER, D. L.; WHITNEY, D. Investigação apreciativa: uma abordagem positiva para a gestão de mudanças (N. Freire, Trad.). Rio de Janeiro: Qualitymark; 2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2006 RIDLEY-DUFF, R. J.; DUNCAN, G. What is critical appreciation? Insights from studying the critical turn in an appreciative inquiry. Human Relations, New York, v. 68, n. 10, p. 1-21, 2015