2128751 | AVALIAÇÃO DO GRAU DE COMPROMETIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) EM CRIANÇAS | Autores: Rosalice Araújo de Sousa Albuquerque|rosaliceas@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Saúde Coletiva|docente|uninta / Uece ; Maria Eunice Nogueira Galeno Rodrigues|eunicegaleno@hotmail.com|enfermeira|especialista|enfermeira Assistencialista|uece / Upa-fortaleza ; Edina Maria Araújo|lanasofia11@gmail.com|acadêmica|graduanda|estudante|uninta ; Antonio Henrique Oliveira da Silva|aos.henrique@hotmail.com|enfermeiro|especialista|enfermeiro Assistencialista|uninta ; Ilvana Lima Verde Gomes|ilverde@gmail.com|enfermeira|phd|docente|uece |
Resumo: AVALIAÇÃO DO GRAU DE COMPROMETIMENTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA)
EM CRIANÇAS
INTRODUÇÃO: O Transtorno do Espectro Autista é definido como um distúrbio do
desenvolvimento neurológico estando presente desde a infância do indivíduo,
apresentando déficit em duas áreas: sociocomunicativa e comportamental
(comportamentos fixos ou repetitivos). Assim, a avaliação do comportamento
motor em um determinado indivíduo é realizada através de um processo de
análises e observações, aplicando instrumentos, como testes ou escalas que
avaliam o domínio motor. OBJETIVO: Avaliar o comprometimento do Transtorno do
Espectro Autista (TEA) em crianças. METODOLOGIA: Pesquisa exploratória e
descritiva, com abordagem quantitativa, executado no município de Tianguá-CE,
como participantes do estudo, contamos com pais ou responsáveis de crianças
com diagnóstico de TEA, através de uma entrevista semiestruturada, aplicando
escala de CARS, estudo apreciado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Centro
Universitário INTA - UNINTA de Sobral-Ceará, parecer aprovado com número:
3.036.754,respeitando a Resolução 466/2012. RESULTADOS: Realizou-se uma
entrevista com 20 pais de crianças diagnósticas com autismo, com faixa etária
de idade entre 22 a 48 anos. Ao aplicar a escala de CARS, observou-se que o
grau sem sinais de autismo e autismo leve se mantiveram em 30%, enquanto o
autismo moderado chegou a 15% e autismo severo em 25% das crianças. Analisando
o domínio relação com as pessoas, 40% apresentaram nível leve, já o domínio da
imitação, 35% mantiveram um grau normal para o grau leve. A resposta emocional
de autistas, varia de criança para criança, mostrandoque 60%, mantiveram um
comprometimento moderado, representados por uma resposta desajustada, com
reações apagadas ou excessivas. CONCLUSÃO: Conclui-se que neste estudo pode-se
identificar o grau de autismo das crianças, ofertando a estes pais um leque de
oportunidades para investir nas terapias de progressão, oportunizando que a
família participe do tratamento, aumentando o estímulo ao desenvolvimento da
criança, além de propiciar a desconstrução de rótulos e inverdades sobre o
transtorno.
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