2103751 | IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NUMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA | Autores: Ingredy Nayara Chiacchio Silva|ingredy.cs@gmail.com|enfermagem|graduada|enfermeira da Atenção Básica|universidade Estadual de Feira de Santana ; Deybson Borba de Almeida|dbalmeida@uefs.br|enfermagem|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador da Linha de Pesquisa História, Formação E Trabalho Em Saúde E Em Enfermagem do Núcleo de Estud ; Ana Paula Silva França|gerenfermagemupafeira@ints.org.br|enfermagem|pós-graduada|coordenadora de Enfermagem Upa 24 Horas|universidade Estadual de Feira de Santana ; Maryane Brito Macêdo|maryanemacedo@hotmail.com|enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|universidade Estadual de Feira de Santana ; Josse Maria Melo Lima|jossemelolima@gmail.com|enfermagem|pós-graduada|enfermeira|universidade Estadual de Feira de Santana |
Resumo: Trata-se de um relato de experiência na temática cuidado em enfermagem no
contexto Rede de Urgência e Emergência. Tem como objetivo descrever a vivência
e resultados da implantação do processo de Enfermagem numa Unidade de Pronto
Atendimento (UPA) 24 horas. O processo de enfermagem é atividade privativa do
enfermeiro. Identificamos ampla base teórica que reforça a centralidade deste
processo para visibilidade/reconhecimento profissional e qualidade do cuidado
em saúde. Instituímos as etapas do processo: coleta de dados de Enfermagem,
diagnóstico de Enfermagem, planejamento de Enfermagem e
implementação/avaliação de Enfermagem a partir da teoria das necessidades
humanas. Esse estudo é um relato de experiência sobre a implantação do
processo de enfermagem na UPA. O período da intervenção foi março a junho do
ano de 2017. Compreendeu as etapas: Discussão da temática, análise de
experiências nacionais/internacionais, formação do grupo de trabalho,
elaboração e validação dos instrumentos, teste-piloto, implantação e
acompanhamento. Teve como participantes, discentes do curso de enfermagem do
componente curricular Estágio Supervisionado II, docente, coordenação de
enfermagem e enfermeiras da UPA. Foram discutidas dificuldades para
implantação do processo de enfermagem. Ficou destacado que o modo como esta
temática vem sendo abordada na graduação é um dos principais entraves, bem
como a precarização e sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem. Os
instrumentos foram elaborados e implantados na sala vermelha, posteriormente
em toda unidade. A experiência teve impactos na formação dos estudantes e
profissionais de enfermagem e impactou na qualidade do cuidado. Devido a isto,
o Hospital gerenciado pela mesma empresa da UPA, também adotou a proposta com
adequações da realidade. Por fim consideramos que a implantação do processo
de enfermagem dentro da UPA pode favorecer a consolidação da enfermeira
enquanto profissão, conferir maior visibilidade, reconhecimento e satisfação
profissional.
Referências: Horta WA. Enfermagem – teoria, conceitos,princípios e processo. São Paulo: Revista de Enfermagem da USP; 1974Mar; 8(1):7-35 |