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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2103751


2103751

IMPLANTAÇÃO DO PROCESSO DE ENFERMAGEM NUMA UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores:
Ingredy Nayara Chiacchio Silva|ingredy.cs@gmail.com|enfermagem|graduada|enfermeira da Atenção Básica|universidade Estadual de Feira de Santana ; Deybson Borba de Almeida|dbalmeida@uefs.br|enfermagem|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto Professor da Universidade Estadual de Feira de Santana. Coordenador da Linha de Pesquisa História, Formação E Trabalho Em Saúde E Em Enfermagem do Núcleo de Estud ; Ana Paula Silva França|gerenfermagemupafeira@ints.org.br|enfermagem|pós-graduada|coordenadora de Enfermagem Upa 24 Horas|universidade Estadual de Feira de Santana ; Maryane Brito Macêdo|maryanemacedo@hotmail.com|enfermagem|estudante de Enfermagem|estudante de Enfermagem|universidade Estadual de Feira de Santana ; Josse Maria Melo Lima|jossemelolima@gmail.com|enfermagem|pós-graduada|enfermeira|universidade Estadual de Feira de Santana

Resumo:
Trata-se de um relato de experiência na temática cuidado em enfermagem no contexto Rede de Urgência e Emergência. Tem como objetivo descrever a vivência e resultados da implantação do processo de Enfermagem numa Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas. O processo de enfermagem é atividade privativa do enfermeiro. Identificamos ampla base teórica que reforça a centralidade deste processo para visibilidade/reconhecimento profissional e qualidade do cuidado em saúde. Instituímos as etapas do processo: coleta de dados de Enfermagem, diagnóstico de Enfermagem, planejamento de Enfermagem e implementação/avaliação de Enfermagem a partir da teoria das necessidades humanas. Esse estudo é um relato de experiência sobre a implantação do processo de enfermagem na UPA. O período da intervenção foi março a junho do ano de 2017. Compreendeu as etapas: Discussão da temática, análise de experiências nacionais/internacionais, formação do grupo de trabalho, elaboração e validação dos instrumentos, teste-piloto, implantação e acompanhamento. Teve como participantes, discentes do curso de enfermagem do componente curricular Estágio Supervisionado II, docente, coordenação de enfermagem e enfermeiras da UPA. Foram discutidas dificuldades para implantação do processo de enfermagem. Ficou destacado que o modo como esta temática vem sendo abordada na graduação é um dos principais entraves, bem como a precarização e sobrecarga de trabalho da equipe de enfermagem. Os instrumentos foram elaborados e implantados na sala vermelha, posteriormente em toda unidade. A experiência teve impactos na formação dos estudantes e profissionais de enfermagem e impactou na qualidade do cuidado. Devido a isto, o Hospital gerenciado pela mesma empresa da UPA, também adotou a proposta com adequações da realidade.  Por fim consideramos que a implantação do processo de enfermagem dentro da UPA pode favorecer a consolidação da enfermeira enquanto profissão, conferir maior visibilidade, reconhecimento e satisfação profissional.


Referências:
Horta WA. Enfermagem – teoria, conceitos,princípios e processo. São Paulo: Revista de Enfermagem da USP; 1974Mar; 8(1):7-35