2072518 | APLICAÇÃO DA QUINTA DISCIPLINA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LIDERANÇA NA ENFERMAGEM | Autores: Ises Adriana Reis dos Santos|ises.adriana.reis@gmail.com|enfermeira|especialista Em Docência do Ensino Superior|bolsista Capes - Mestranda Em Enfermagem E Saúde|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Patricia Alves Galhardo Varanda|pati_ag@yahoo.com.br|enfermeira|especialista Em Enfermagem do Trabalho|bolsista Fapesb - Mestranda Em Enfermagem E Saúde|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Camila Dourado Reis das Virgens|camila.drvirgens@gmail.com|enfermeira|enfermeira Intensivista|docente de Enfermagem - Universidade Estadual de Feira de Santana|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Naomy Safira Batista da Silva|naomysaf@gmail.com|estudante|-|graduanda de Enfermagem|escola de Enfermagem - Universidade Federal da Bahia ; Simone Coelho Amestoy|simoneamestoy@hotmail.com|enfermeira|doutora|docente Em Enfermagem|universidade Federal de Pelotas Em Exercício Provisório Na Universidade Federal da Bahia |
Resumo: **Introdução: **o processo de aprendizagem da liderança na enfermagem representa uma temática cuja discussão vem se aprofundando nos últimos anos, no estabelecimento de tendências e estratégias que subsidie seu desenvolvimento por discentes na graduação preparando-os para inserção no mercado de trabalho1-2. Este estudo foi elaborado a partir da adoção dos preceitos teóricos de Peter Senge, com a obra “A quinta disciplina: a arte e a prática da organização que aprende”. Para o autor disciplina consiste no caminho de desenvolvimento e aquisição de habilidades ou competências3. Destaca-se o pensamento sistêmico e sua inter-relação com outras disciplinas e a aprendizagem como mudança de mentalidade. **Objetivo**: caracterizar a produção científica acerca da aplicação da quinta disciplina no processo de aprendizagem da liderança na enfermagem pela pós-graduação _stricto-sensu_. **Método**: revisão integrativa, com estudos disponíveis na biblioteca digital do instituto brasileiro de informação em ciência e tecnologia e catálogo de teses e dissertações da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior, com os descritores: ensino, enfermagem, liderança, aprendizagem. Incluído aqueles com termo ensino-aprendizagem nos resumos, excluídos as duplicidades e revisões, selecionados 50 estudos. **Resultados**: verificou-se após leitura dos resumos a incipiência da temática na enfermagem, reforçando a necessidade de novas abordagens, incentivando o desenvolvimento da liderança na enfermagem. Estudos indicam o favorecimento do processo de construção do conhecimento e de competências adaptadas a novos formatos organizacionais4. **Conclusão**: demonstrou-se uma lacuna do conhecimento, haja vista, ausência de estudos na enfermagem que adotassem a aplicação do referencial teórico. Sinaliza-se a sua relevância, agregando estudos contributivos para uma educação continuada e desenvolvimento das organizações e do indivíduo. **Contribuições para a Enfermagem:** fomentar novas reflexões e discussões sobre a temática, potencializando o desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a melhoria dos serviços.
Referências: 1 Caveião Cristiano, Peres Aida Maris, Zagonel Ivete Palmira Sanson, Amestoy Simone Coelho, Meier Marineli Joaquim. Teaching-learning tendencies and strategies used in the leadership development of nurses. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2018 [citado 2019 Abr 05] ; 71( Suppl 4 ): 1531-1539. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001001531&lng=pt. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0455.
2 Neves Vanessa Ribeiro, Sanna Maria Cristina. Conceitos e práticas de ensino e exercício da liderança em Enfermagem. Rev. Bras. Enferm. [Internet]. 2016 Aug [cited 2019 Apr 05] ; 69( 4 ): 733-740. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672016000400733&lng=en. http://dx.doi.org/10.1590/0034-7167.2016690417i.
3 Senge, Peter M. A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende. 35a ed. - Rio de Janeiro: editora BestSeller. 2018.
4 Medeiros, Valéria Alvarenga. Aprendizagem organizacional do enfermeiro no cotidiano de um hospital privado [Dissertação]. Belo Horizonte: Escola de Enfermagem, Universidade Federal de Minas Gerais; 2001. 156 p. |