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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 2012528


2012528

O CONTEXTO POLÍTICO SOCIAL DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL

Autores:
Lilian Dias Ennes|lilianennes19@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ufrj|professor de Enfermagem da Fundação de Apoio À Escola Técnica (faetec/rj) E Enfermeira do Hospital Federal Cardoso Fontes (hfcf/rj)|faetec/h ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj).|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enferm

Resumo:
INTRODUÇÃO: O Centro de Educação Integral (CEI) foi criado no Rio de Janeiro, no ano de 1995, através do Decreto n.º 21.752, no governo Marcello Alencar. Tinha como finalidade o desenvolvimento integral da pessoa, a formação para o exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, planejado para funcionar no Complexo Piloto de Quintino. Nesse espaço funcionava anteriormente como abrigo para crianças pobres e menores infratores, então denominada Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (Funabem). O recorte temporal foi de 1995-1997. OBJETIVO: Descrever o contexto de criação do CEI e sua relação com a formação técnica de  profissional de enfermagem. METODOLOGIA: Estudo de abordagem histórico social, qualitativo. As fontes primárias foram constituídas por Leis e Portarias. As fontes secundárias por artigos científicos.Os dados foram analisados considerando a crítica interna e externa dos documentos, organizados cronologicamente. RESULTADOS: As mudanças na política de atenção da criança e do adolescente na década de 1990 culminaram no projeto institucional do CEI, de autoria da pedagoga Nilda Teves Ferreira, estruturado como uma iniciativa de educação profissionalizante, quando o Complexo de Quintino, que à época acolhia a Funabem, até então sob a administração federal, passou à esfera Estadual. Assim, os cursos de enfermagem que já eram ministrados ganharam ainda mais destaque, a revelar-se um espaço de formação profissional importante para a área da saúde e também social, a medida que oportuniza a vários jovens a possibilidade de profissionalização. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: Importantes desafios foram enfrentados pelos profissionais envolvidos com as atividades do CEI para a reestruturação de um espaço estigmatizado e deficiente para um centro educacional de  qualidade e que oportunizou ao ensino médio de enfermagem, uma recolocação física, contratação de professores, ampliação na oferta de vagas, além  da perspectiva de novos investimentos.


Referências:
Brasil. Decreto n.º 21.752 de 08 de novembro de 1995. Institui o Centro de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro; Ferreira, NT. Projeto educacional para a mega-cidade. Campinas, número especial 101 a 114, 1999.[Acesso em 10 mar 2019] Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640693; Revista RETSUS. Antes da RETSUS. Órgão Oficial da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Brasil. ISSN 1980-9875. Ano V- n.º 41-janeiro/fevereiro de 2011; 2-4.