2012528 | O CONTEXTO POLÍTICO SOCIAL DE CRIAÇÃO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO INTEGRAL | Autores: Lilian Dias Ennes|lilianennes19@gmail.com|enfermeiro|mestre Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery/ufrj|professor de Enfermagem da Fundação de Apoio À Escola Técnica (faetec/rj) E Enfermeira do Hospital Federal Cardoso Fontes (hfcf/rj)|faetec/h ; Antonio José de Almeida Filho|ajafilhos@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem Pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (eean/ Ufrj).|professor Associado do Departamento de Enfermagem Fundamental da Escola de Enferm |
Resumo: INTRODUÇÃO: O Centro de Educação Integral (CEI) foi criado no Rio de Janeiro,
no ano de 1995, através do Decreto n.º 21.752, no governo Marcello Alencar.
Tinha como finalidade o desenvolvimento integral da pessoa, a formação para o
exercício da cidadania e a qualificação para o trabalho, planejado para
funcionar no Complexo Piloto de Quintino. Nesse espaço funcionava
anteriormente como abrigo para crianças pobres e menores infratores, então
denominada Fundação Nacional do Bem Estar do Menor (Funabem). O recorte
temporal foi de 1995-1997. OBJETIVO: Descrever o contexto de criação do CEI e
sua relação com a formação técnica de profissional de enfermagem.
METODOLOGIA: Estudo de abordagem histórico social, qualitativo. As fontes
primárias foram constituídas por Leis e Portarias. As fontes secundárias por
artigos científicos.Os dados foram analisados considerando a crítica interna e
externa dos documentos, organizados cronologicamente. RESULTADOS: As mudanças
na política de atenção da criança e do adolescente na década de 1990
culminaram no projeto institucional do CEI, de autoria da pedagoga Nilda Teves
Ferreira, estruturado como uma iniciativa de educação profissionalizante,
quando o Complexo de Quintino, que à época acolhia a Funabem, até então sob a
administração federal, passou à esfera Estadual. Assim, os cursos de
enfermagem que já eram ministrados ganharam ainda mais destaque, a revelar-se
um espaço de formação profissional importante para a área da saúde e também
social, a medida que oportuniza a vários jovens a possibilidade de
profissionalização. CONCLUSÃO E CONTRIBUIÇÕES: Importantes desafios foram
enfrentados pelos profissionais envolvidos com as atividades do CEI para a
reestruturação de um espaço estigmatizado e deficiente para um centro
educacional de qualidade e que oportunizou ao ensino médio de enfermagem,
uma recolocação física, contratação de professores, ampliação na oferta de
vagas, além da perspectiva de novos investimentos.
Referências: Brasil. Decreto n.º 21.752 de 08 de novembro de 1995. Institui o Centro de Educação Integral do Estado do Rio de Janeiro;
Ferreira, NT. Projeto educacional para a mega-cidade. Campinas, número especial 101 a 114, 1999.[Acesso em 10 mar 2019] Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rua/article/view/8640693;
Revista RETSUS. Antes da RETSUS. Órgão Oficial da Rede de Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde. Brasil. ISSN 1980-9875. Ano V- n.º 41-janeiro/fevereiro de 2011; 2-4. |