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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1987883


1987883

DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NEONATO

Autores:
Karin Viegas|kviegas@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor Universitário|ufcspa ; Vânia Ana Silveira Muniz|vaniaanamuniz@gmail.co|enfermeir|mestre|enfermeira Assistencial Uti Neonatal|ufcspa

Resumo:
**DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM SOBRE SEGURANÇA DO PACIENTE NEONATO** **Objetivo**: desenvolver e avaliar um curso em EAD sobre segurança do paciente neonato voltado a profissionais de saúde e estudantes da área. **Método:** pesquisa metodológica que utilizou o ambiente virtual de aprendizagem _Moodle_ da UFCSPA para o desenvolvimento de um curso para profissionais de saúde, com assuntos sobre infecção neonatal, doenças respiratórias e oxigenioterapia, cuidados com a pele do neonato. O curso foi avaliado por 11 _experts _com experiência na temática, utilizando de um questionário qualitativo de avaliação elaborado pela pesquisadora com intuito de adequar os conteúdos ao curso. Para a validação dos dados foram realizadas análises de confiabilidade dos resultados obtidos.** Resultados: **o curso foi considerado adequado. Para a validação do conteúdo, na análise de confiabilidade dos resultados, o Alfa de Cronbach obtido foi de 0,808, considerado aceitável. Porém foi necessário realizar alguns ajustes, conforme sugestões, para que o material seja melhor utilizado em relação à disposição de alguns temas e principalmente referente a avaliação e _feedback_ do curso aos alunos. **Conclusão: **o material educativo virtual sobre segurança no atendimento ao neonato demonstrou estar adequado após ajustes.  O curso se mostrou ser uma ferramenta capaz de contribuir com o processo de ensino-aprendizagem. Permitirá que os profissionais da saúde e estudantes possam se qualificar e sentir-se mais seguros na assistência do atendimento neonatal. **Contribuições para a Enfermagem**: o desenvolvimento um produto com base na realidade do público-alvo e que possui domínio sobre a prática de criação e inserção de conteúdos virtuais, para melhor uso das ferramentas tecnológicas disponíveis. O curso poderá ser utilizado como capacitação em ambientes de trabalho hospitalar como nos setores de UTI-Neonatal e unidade de cuidados intermediários neonatal, bem como em disciplinas de saúde da criança dos cursos de graduação de enfermagem, medicina e fisioterapia.


Referências:
1. Serviços de atenção materna e neonatal: segurança e qualidade / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: ANVISA, 2014. 2. Tamez RN. Enfermagem na UTI Neonatal: assistência ao recém-nascido de alto risco. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2017. 3. Wiley DA. Learning object design and sequencing theory (Doctoral dissertation, Brigham Young University). 2000.