Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1669880


1669880

VALIDAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NO FORMATO DE GIBI PARA MEDIAR A ORIENTAÇÃO SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Autores:
Elizabeth|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|doutor|docente|uea ; Bruna Feitosa Pinto|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|fibra ; Bianca Nascimento de Matos|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|fibra ; Horácio Pires Medeiros|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|mestre|docente|estácio Fcat ; Maicon Araújo Nogueira|etfelipe@hotmail.com|enfermeiro|mestre|docente|uepa

Resumo:
**Objetivo: **validar uma tecnologia educacional tipo “gibi” para mediar a orientação da população sobre doação de órgãos e tecidos para transplante. **Método: **Trata-se de um estudo de validação de tecnologia do tipo pesquisa de desenvolvimento metodológico com abordagem quantitativa. A pesquisa foi realizada Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO), tendo como âncora o serviço de busca de órgãos do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE). Participaram da pesquisa 15 juízes-especialistas, sendo 10 profissionais da área da saúde e 5 de outras áreas. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário baseado na Escala de Likert. A analise dos dados foi realizada através da estatística descritiva e analise de comentários e sugestões. Foi instituído uma porcentagem mínima de 80% de concordância. **Resultados:** o primeiro bloco, referente aos objetivos do gibi, alcançou a porcentagem de 94,67% de aprovação, o segundo bloco que trata da estrutura e organização recebeu 94,45% de aprovação e o terceiro e último bloco que trata da relevância alcançou 92% de aprovação. A porcentagem geral foi 93,70%, sendo assim a tecnologia educativa considerada validada. **Conclusão:** Os resultados evidenciam que o gibi é um instrumento estatisticamente válido por ter atingido um grau de concordância acima do proposto de 80%, fato este demonstra que na verificação da validação da tecnologia, o gibi construído foi considerado adequado para mediar a orientação sobre o processo de doação de órgãos e tecidos para transplante, segundo a avaliação de juízes- especialistas. **Contribuições para a enfermagem:** A educação em saúde está entre uma das principais atuações do enfermeiro e se faz necessária em todos os cenários. As tecnologias educacionais são um grande suporte para fazer acontecer o processo ensino/aprendizagem.


Referências:
Teixeira E. Tecnologias educacionais em foco. São Paulo: Difusão; 2014.