1650202 | A RELAÇÃO ENSINO-SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL E INOVAÇÃO | Autores: Claudia Mara de Melo Tavares|claudiamarauff@gmail.com|enfermeiro|doutor|professor|universidade Federal Fluminense ; Marilei de Melo Tavares|marileimts@hotmail.com|psicólogo|doutor|professor|universidade de Vassouras ; Rafael Rodrigues Polakiewicz|rafao.jus@gmail.com|enfermeiro|doutorando|estudante de Pós-graduação|universidade Federal Fluminense ; Raquel Brito Fernandes|rquelfernandes@gmail.com|enfermeiro|mestrando|estudante de Pós-graduação|universidade Federal Fluminense ; Gabriel Rodrigues Vieira|gabriel.rovi@hotmail.com|enfermeiro|graduado Em Enfermagem|estudante|universidade Federal Fluminense |
Resumo: Introdução: A mudança no processo de formação dos profissionais, assim como
das práticas em saúde, é um movimento complexo e complementar, exigindo
diálogo entre os setores da educação e da saúde, assim como das diferentes
instituições nele operantes. Nos últimos anos, tem havido uma progressiva
mobilização em torno da mudança da formação, mas a articulação entre as
instituições formadoras e os serviços de saúde ainda não são satisfatórias. De
que maneira a área de ensino de enfermagem de saúde mental vem buscando inovar
essa relação? Quais os desafios a serem enfrentados? Objetivos: Discutir como
se dá a relação ensino-serviço de saúde mental e inovação na perspectiva dos
docentes da área de enfermagem de saúde mental. Metodologia: Pesquisa
realizada com 15 docentes de universidades públicas de diferentes regiões do
Brasil. Os dados foram obtidos por meio de pesquisa documental e formulário
eletrônico, analisados segundo a técnica de analise temática de conteúdo e
discutidos à luz dos princípios do SUS, da Reforma Psiquiátrica e de pesquisas
atuais sobre o assunto. Resultados: As experiências de relação ensino-serviço
descritas não estão focadas em processos inovadores que configurem parceria
efetiva, estando basicamente centradas no alcance dos objetivos de formação
profissional. O planejamento colaborativo e articulado de ações inovadoras é
ínfimo e a participação dos profissionais de saúde na avaliação do estudante
inexistente. Considerações Finais: As experiências inovadoras de ensino de
enfermagem psiquiátrica e de saúde mental encontram-se parcialmente conectadas
às mudanças incrementadas nos serviços de saúde, não estando centradas na
solução de problemas enfrentadas no cotidiano dos serviços de saúde mental.
Contribuições: Conhecer o atual estágio de desenvolvimento das inovações
presentes na interação ensino de enfermagem – serviço de saúde mental é
fundamental para definição de estratégias de reorientação da formação para
consolidação do SUS e da Reforma Psiquiátrica.
Referências: Masetto MT. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São Paulo, 2011; 7 (2). http://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum
Soares AN, Silveira BV, Reinaldo AMS. Serviços de saúde mental e sua relação com a formação do enfermeiro. Rev. Rene, 2010; 11(3):47-56.
Vendruscolo C, Prado ML, Kleba ME. Integração Ensino-Serviço no âmbito do Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde. Ciênc. saúde coletiva [Internet]. 2016 Sep [cited 2019 May 09] ; 21( 9 ): 2949-2960. |