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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1637495


1637495

O QUE TE ESTRESSA PROFESSOR?: PANORAMA DO ESTRESSE DE PROFESSORES DA ESCOLA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE E DO MEIO AMBIENTE DE UMA UNIVERSIDADE DA ZONA OESTE DO RIO DE JANEIRO

Autores:
Wallace Henrique Pinho da Paixão|whpp2601@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante|enfermagem|(176) Universidade Castelo Branco - Ucb ; Camila Cruz de Souza|souza.camilac@gmail.com|enfermeira|especialista|residencia|instituto Nacional de Traumatologia E Ortopedia (into) ; Albina Nascimento da Rocha Gonçalves|profbina@bol.com.br|enfermeira|especialista|enfermagem|(176) Universidade Castelo Branco - Ucb

Resumo:
Analisando de forma mais detalhada, os professores universitários têm diversas funções que ultrapassam o ensinar e produzir  conhecimentos. O objetivo deste estudo é identificar os fatores do estresse profissional em professores da Escola de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (ECSMA) de uma Universidade da Zona Oeste do Rio de Janeiro, investigar sobre a problemática do estresse, bem como os sintomas e ações para preveni-lo e propor atividades que auxiliem na prevenção ou diminuição do estresse para este grupo de professores. Primeiro realizou-se a caracterização dos sujeitos, onde expusemos de forma quantitativa os dados apresentados. Realizou-se em um segundo momento a análise qualitativa a partir do exposto no modelo de Holmes e Rahe (1967) e escala elaborada por Peixoto (2004). Foram entrevistados no total 56 professores da ECSMA da universidade. A princípio, o estresse do professor no Brasil, parece estar associado aos baixos salários, à precariedade das condições de exposição ao trabalho, às atribuições burocráticas desgastantes, ao elevado número de alunos por sala de aula, ao despreparo do professor diante das novas situações e emergências, entre outros elementos, entretanto, sem desconsiderar todas essas possibilidades, o estresse ocupacional também pode estar relacionado a outros aspectos de ordem psicossocial que merecem análise sob a visão de uma pesquisa. Dessa forma, o presente estudo permitiu realizar um levantamento sociodemográfico dos participantes da pesquisa, possibilitando assim, destacar o comprometimento acadêmico e educativo, contribuindo para a construção de novos saberes e atitudes capazes de promover transformações sociais para práticas educativas promovendo assim, a saúde e o bem estar para o trabalhador. Contribuição para a enfermagem. A arte de ensinar envolve diretamente o lidar com a subjetividade e formação dos alunos, atividade que para ser exercida requer profissionais bem preparados e que tenham boas condições de trabalho


Referências:
MULATO, S. C. Pesquisa-ação com Graduandos do Curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem na Identificação de Estresse, Cansaço e Desconforto Físico à Promoção de Saúde Física e Mental no Cotidiano Acadêmico. 2011. 170 f. Tese (Doutorado). Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, Rbeirão Preto. 2011. PRIES, F. G. Características do Estilo de vida e da Qualidade de vida de Professores Universitários de Instituições Privadas de Foz de Iguaçu e Região. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Federal do Paraná, 2011. SUDA, E. Y.; COELHO, A. T.; SANTOS, B. B. Relação entre nível geral de saúde, dor musculoesquelética e síndrome de burnout em professores universitários. Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.3, jul/set., 2011. SANTOS, M. N.; MARQUES, A. C. Condições de saúde, estilo de vida e características de trabalhO de professores de uma cidade do sul do Brasil. Ciência & Saude Coletiva, v. 18, n. 3, 2013.