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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1612768


1612768

EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS.

Autores:
Gabriela Nascimento de Souza|gaby_souza57@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Fernando Conceição de Lima|fernando.1kt@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Tatiane de Souza Vasconcelos|tatianevasconcellos08@gmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Ianny Ferreira Raiol|raiolianny@hotmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia ; Marcelina Ribeiro da Silva|ribeiromarcelina22@gmail.com|estudante|discente|estudante|centro Universitário Metropolitano da Amazônia

Resumo:
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA PROMOÇÃO DA SAÚDE BUCAL EM IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS. Objetivo: Relatar a experiência vivenciada sobre uma atividade educativa envolvendo idosos institucionalizados sobre a higiene bucal. Metodologia: Estudo descritivo, do tipo relato de experiência, realizado por participantes do Projeto de Extensão Pet-Saúde/GraduaSUS**, **de uma Instituição de Ensino Privado. Foi realizado com 15 idosos, do sexo masculino, em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) no município de Belém/PA, no dia 11 de Outubro de 2018.  A ação se deu em dois momentos, a saber: Deu-se inicio a uma roda de conversa com o objetivo de fazer um diagnóstico situacional sobre conhecimentos dos idosos e promover uma socialização dos conhecimentos a respeito da higiene bucal, contou-se, para isso, com o auxilio de um material ilustrativo, produzido pelos autores, visando facilitar a aprendizagem; por fim, partiu-se à pratica, para fixar os conhecimentos outrora aprendidos. Resultados: Os idosos foram receptivos à metodologia proposta contribuindo à realização da ação. Além disso, a ação proporcionou aos graduandos a possibilidade de uma formação mais completa, com desenvolvimento da autonomia e mudança frente à realidade em que vive. Conclusão: As metodologias ativas contribuem à formação de um profissional critico-reflexivo, sensibilizado e humano, além de facilitarem a compreensão do publico a respeito do que se quer abordar, sensibilizando e atuando à mudança de realidade. Contribuições/Implicações Para A Enfermagem: A educação em saúde agrega valores à formação em enfermagem, além de permitir o fortalecimento da enfermagem baseada em evidencias, uma vez que integram a pesquisa e extensão, elementos essenciais para a consolidação da enfermagem.


Referências:
1. SILVA, HPR et al. Approach to the most prevalent oral disorders among the elderly: an integrative review focusing on primary health care. Rev. bras. geriatr. Gerontol. Rio de Janeiro; 2017.  2. SIMÕES, ACA; CARVALHO, DM. A realidade da saúde bucal do idoso no Sudeste brasileiro. Rev. Ciênc. saúde coletiva. Uberaba-MG; 2011.