1544290 | FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO EM FARMACOLOGIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA | Autores: Sylvia Silva de Oliveira|sysoliveira@gmail.com|enfermeira|pós-graduação Em Enfermagem|mestranda|universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ufrn ; Adriana Gomes Amorim|adri-amorim@bol.com.br|odontóloga|pós-graduação Em Odontologia|doutora Em Patologia Oral|universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ufrn ; Thaís Rosental Gabriel Lopes|thaisrg12@hotmail.com|enfermeira|pós-graduação Em Enfermagem|doutoranda Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ufrn ; Tássia Regine de Morais Alves|tassiamorais@gmail.com|enfermeira|pós-graduação Em Enfermagem|mestre Em Enfermagem|universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ufrn ; Jovanka Bittencourt Leite de Carvalho|jovankablc@hotmail.com|enfermeira|pós-graduação Em Enfermagem|doutora Em Ciências da Saúde|universidade Federal do Rio Grande do Norte - Ufrn |
Resumo: **Objetivo:** identificar o conhecimento dos enfermeiros sobre Farmacologia. **Método:** estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa, desenvolvido junto a 10 enfermeiros assistenciais que atuavam em uma Instituição hospitalar da rede privada do estado do Rio Grande do Norte, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre os meses de julho e agosto de 2014, mediante entrevista semiestruturada, após anuência do hospital e a aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Norte-rio-grandense contra o câncer, sob o parecer de número 713.445. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica da triangulação de dados, a partir do conteúdo das entrevistas, anotações da pesquisadora e do referencial da literatura, com vistas a abranger a máxima amplitude na descrição, explicação e compreensão do foco em estudo. **Resultados: **a rotina na administração medicamentosa realizada pelos enfermeiros assistenciais ainda é um desafio na prática profissional, dada a complexidade de avaliação e monitorização dos efeitos adversos. Os enfermeiros apresentaram-se inseguros sobre a farmacodinâmica e as reações adversas dos fármacos, fato esse associado ao conhecimento apreendido durante a graduação. **Conclusão:** o déficit de conhecimentos farmacológicos enfatizado está associado, sobretudo, ao início da formação profissional e no não aprofundamento sobre Farmacologia no curso de graduação em Enfermagem. Compreende-se a importância de ampliar o conhecimento dos futuros enfermeiros ainda na graduação, pois ao serem inseridos no mercado de trabalho, estarão aptos e confiantes para proporcionar uma assistência de Enfermagem mais segura e eficaz. **Implicações para a Enfermagem:** este estudo proporciona subsídios para reflexão da prática dos enfermeiros, o que interfere diretamente na qualidade da assistência prestada. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem sobre a Farmacologia ocorrente nas universidades e Instituições de Ensino Superior visa favorecer a integração entre a teoria e a prática.
Referências: Magalhães AMM, Moura GMSS, Pasin SS, Funcke LB, Pardal BM, Kreling A. The medication process, workload and patient safety in inpatient units. Rev Esc Enferm USP [Internet]. 2015 [cited 2017 Aug 30]; 49:43-50. Available from: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v49nspe/en_1980-220X-reeusp-49-spe-0043.pdf
Praxedes MFS, Filho PCPT, Miasso AI, Júnior ACP. Administração de medicamentos: identificação e análise das necessidades educacionais de enfermeiros. Rev enferm UFPE on line. [Internet]. 2015 [cited 2017 Sep 13]; 9(1): 76-83. Available from: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revistaenfermagem/article/view/10309/10982
Pinto NBF, Vieira LB, Pereira FMV, Reis AMM, Cassiani SHB. Interações medicamentosas em prescrições de idosos hipertensos: prevalência e significância clínica. Rev enferm UERJ [Internet]. 2014 Nov/Dec [cited 2017 Aug 28]; 22 (6): 735-41. Available from: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/enfermagemuerj/article/view/7111/12237 |