1439627 | A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL ENFERMEIRO | Autores: Izabela Andrea da Silva|izabelaandreadasilva@hotmail.com|docente|mestre|coordenadora de Enfermagem|centro Universitário Dom Bosco ; Marli Aparecida Rocha de Souza|marlisouza@dombosco.sebsa.com.br|docente|mestre|docente|centro Universitário Dom Bosco ; Vagner José Lopes|vagner.lopes@dombosco.sebsa.com.br|enfermeiro|mestre|enfermeiro|hospital Erasto Gaetner ; Rucieli Toniolo|rucieli.toniolo@sebsa.com.br|docente|mestre|pró-reitora|centro Universitário Dom Bosco ; Fernanda dos Santos de Oliveira|nanda_oliv@hotmail.com|enfermeiro|graduação|enfermeiro|centro Universitário Dom Bosco |
Resumo: **Introdução: **Parte integrante dos currículos de graduação em enfermagem, os estágios curriculares supervisionados são uma das etapas mais importantes da vida acadêmica. Possibilitando o acadêmico inserir em sua prática os conhecimentos oriundos de sua caminhada, bem como aprimorar e sanar dúvidas referente a prática profissional. **Objetivo: **Conhecer as contribuições do estágio supervisionado na experiência acadêmica e formação profissional do graduando em Enfermagem. **Metodologia: **Trata-se de uma Revisão Narrativa de Literatura (RNL) com abordagem qualitativa e descritiva. **Resultados**: As experiências de estágios devem sensibilizar à reflexão sobre diferentes situações que existem no contexto de trabalho em saúde, no processo de planejamento e implementação, embasados em leituras e informações, aprimorando-se de bases para oferecer um cuidado integral na atenção à saúde. Neste contexto de campo prático e estágio supervisionado, o acadêmico é inserido em um campo de um sistema de saúde igualitário, integral e equânime, fundamentados nos princípios de cidadania, buscando a consolidação do Sistema Único de Saúde e da Saúde Suplementar em suas práticas. Neste momento, é fundamental que o acadêmico desenvolva competências das vivências para que possa desempenhar seu trabalho de acordo com as bases legais da profissão. **Conclusões: **As experiências de estágios devem sensibilizar à reflexão sobre diferentes situações que existem no contexto de trabalho em saúde, no processo de planejamento e implementação, embasados em leituras e informações, aprimorando-se de bases práticas para oferecer um cuidado integral na atenção à saúde. O estágio curricular precisa ser levado em consideração como um procedimento pedagógico de elevada importância para a construção do raciocínio clínico do acadêmico de enfermagem.** Contribuições para a enfermagem:** O estágio curricular embasado em teorias científicas por meio da prática de enfermagem é de elevada importância para o desenvolvimento do futuro profissional de enfermagem
Referências: Buriolla MAF. O estágio supervisionado. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
Casate JC. Correa AK. Vivências de alunos de enfermagem em estágio hospitalar: subsídios para refletir sobre a humanização em saúde. Rev. Esc.enferm. USP, Set 2006. 40(3):321-28.
Evangelista DL, Ivo OP. Contribuições do Estágio Supervisionado para a formação do profissional de enfermagem: expectativas e desafios. Rev. Enferm. Contemporânea. 2014.123-130. |