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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1421612


1421612

PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO FUNDAMENTADO EM LEININGER DIVULGADO EM EVENTOS CIENTÍFICOS NO BRASIL

Autores:
Tatiane Michel|tatiane.michel@uol.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|pós-doutoranda Em Enfermagem, Bolsista da Capes|universidade Federal do Paraná ; Maria Helena Lenardt|curitiba.helena@gmail.com|enfermeira|doutora Em Filosofia da Enfermagem|docente do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem. Líder do Grupo Multiprofissional de Pesquisa Sobre Idosos.|universidade Federal do Paraná ; Astrid Eggert Boehs|astridboehs@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente Aposentada do Departamento de Enfermagem|universidade Federal de Santa Catarina ; Susanne Elero Betiolli|susanne.elero@yahoo.com.br|enfermeira|doutora Em Enfermagem|docente do Departamento de Enfermagem|universidade Federal do Paraná ; Fatima Denise Padilha Baran|fatima_enfermagem@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem|doutoranda do Programa de Pós-graduação Em Enfermagem, Bolsista da Capes|universidade Federal do Paraná

Resumo:
**Introdução**. A Teoria da Diversidade e Universalidade do Cuidado Cultural(1) demarca a aproximação da enfermagem ao conceito antropológico de cultura e revela realidades socioculturais, vivências e significados das experiências de saúde-doença e culturas de cuidados à saúde(2,3).  **Objetivo**. Caracterizar as produções científicas que relacionam a enfermagem ao conceito antropológico de cultura segundo Leininger, publicadas em anais dos principais eventos científicos nacionais da categoria. **Metodologia**. Pesquisa documental cuja fonte de informação foi a produção científica divulgada em anais do Congresso Brasileiro de Enfermagem e do Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Conforme critérios de inclusão, foram selecionados resumos publicados no período de 2008 até 2017, que mencionaram a utilização do referencial teórico ou metodológico segundo Leininger.  A coleta dos dados ocorreu de julho a dezembro de 2018 mediante preenchimento de formulário. As informações quantitativas foram analisadas por estatística descritiva e as qualitativas segundo análise de conteúdo(4). **Resultados**. Dos 74 estudos analisados, 48 eram pesquisas, 14 relatos de experiência, 7 revisões de literatura e 4 reflexões. Quanto aos tipos de pesquisa, predominou a etnografia (n=12), seguida dos estudos descritivos (n=9), exploratório-descritivo (n=9), convergente-assistencial (n=4), estudo de caso (n=3), história oral (n=1) e história de vida (n=1), e nove não mencionaram o tipo de estudo. As categorias mostraram possibilidades e benefícios da congruência dos setores profissional e popular, limites da aplicação da teoria e implicações para a atuação do enfermeiro. **Conclusão**. A teoria de Leininger possibilitou a construção de conhecimentos dos aspectos que relacionam-se aos cuidados de enfermagem por considerar a observação da realidade, variações culturais e a dinâmica na qual a cultura é construída e modificada. **Implicações para a Enfermagem**. No cuidado cultural o enfermeiro exerce a mediação dos setores popular e profissional, e favorece ações congruentes segundo a cultura de cada indivíduo.


Referências:
1. Leininger MM. Teoria transcultural: diversidade e universalidade. Anais do 1º Simpósio Brasileiro de Teorias de Enfermagem. Florianópolis: Universidade Federal de Santa Catarina; 1985. 2. Monticelli M, Boehs AE. A família na unidade de internação hospitalar: entre o informal e o instituído. Rev Esc Enf USP. 2007; 41:468-77. 3. Prieto BM, Ruiz CH. Significados durante el puerperio: a partir de prácticas y creencias culturales. Chia. 2013;13(1):7-16. 4. Bauer MV. Análise de conteúdo clássica. In: Bauer MV, Gaspel G. Pesquisa qualitativa com contexto, imagem e som: um manual prático. 4 ed. Petrópolis: Vozes; 2004. p. 189 – 215.