1408531 | Programa Saúde na Escola no Município de Porto Alegre:Análise da cobertura do programa. | Autores: Morgana Thaís Carollo Fernandes|morganafernandes@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Saúde da Criança|professora|uniritter ; Letícia Falkenbach da Costa|leticiafdacostaf@gmail.com|enfermeira|residente Em Saúde Comunitária|residente|ulbra ; Camila Alves||enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|uniritter ; Raquel Fontanelle||enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|uniritter |
Resumo: Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde
e da Educação visa contribuir para o fortalecimento de ações para o
desenvolvimento integral do escolar. Objetivo: Identificar a cobertura do
Programa Saúde na Escola no Município de Porto Alegre, em 2017, analisando a
portaria 1.055 de 2017. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo a
partir do banco de dados do sistema de informação online da assistência básica
do Ministério da Saúde - e-SUS. A coleta de dados foi realizada em outubro de
2018, por meio de fichas de atividades coletivas reportadas pelas unidades de
saúde. Incluíram-se escolas públicas pactuadas do município. A pesquisa foi
aprovada pelo Comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre
sob o parecer n° 2.896.902. Resultados: Foram realizadas 6.832 ações em 65
escolas pactuadas, resultando em uma cobertura de 21,95% do programa no
município. Das doze ações recomendada, somente ‘’sinais de agravos de doenças
em eliminação’’ não foi realizada. Conclusão: Foi possível apresentar um
panorama das ações realizadas em 2017, que apesar de ser o primeiro ano de
implementação da nova portaria, a maioria das ações foram realizadas. Destaca-
se a importância de investimentos no PSE para seguimento das ações, visto que,
a escola é um espaço favorável para a educação em saúde e construção de ações
preventivas, com foco na qualidade de vida, principalmente em territórios
vulneráveis. Contribuições para a Enfermagem: O planejamento estratégico de
ações de acordo com a realidade local facilita na organização das ações,
visando que todos os territórios têm suas especificidades. É de suma
importância o enfermeiro do território conhecer as necessidades da população,
através das consultas e acolhimento para poder implementar temas prioritários
nas escolas para fortalecer o vínculo da criança e adolescente na unidade.
Referências: 1. Araújo J.P. et al. História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Dec; 67( 6 ): 1000-1007.
2. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola. Cadernos da Atenção Básica Brasília: MS; 2009.
3. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial n° 1.055, de 25 de Abril de 2017. Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. Diário Oficial da União 26 abr 2017; Seção 1.
4. Prefeitura de Porto Alegre. Boletim Epidemiológico 68 [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Fevereiro, 2018
5. Corrêa E.H. et al. Impacto das equipes de saúde bucal da Estratégia da Saúde da Família na saúde bucal de adolescentes do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2016;21(5):1607-1616. |