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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1408531


1408531

Programa Saúde na Escola no Município de Porto Alegre:Análise da cobertura do programa.

Autores:
Morgana Thaís Carollo Fernandes|morganafernandes@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Saúde da Criança|professora|uniritter ; Letícia Falkenbach da Costa|leticiafdacostaf@gmail.com|enfermeira|residente Em Saúde Comunitária|residente|ulbra ; Camila Alves||enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|uniritter ; Raquel Fontanelle||enfermeira|doutora Em Enfermagem|professora|uniritter

Resumo:
Introdução: O Programa Saúde na Escola (PSE), política intersetorial da Saúde e da Educação visa contribuir para o fortalecimento de ações para o desenvolvimento integral do escolar. Objetivo: Identificar a cobertura do Programa Saúde na Escola no Município de Porto Alegre, em 2017, analisando a portaria 1.055 de 2017. Metodologia: Estudo transversal, retrospectivo a partir do banco de dados do sistema de informação online da assistência básica do Ministério da Saúde - e-SUS. A coleta de dados foi realizada em outubro de 2018, por meio de fichas de atividades coletivas reportadas pelas unidades de saúde. Incluíram-se escolas públicas pactuadas do município. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre sob o parecer n° 2.896.902. Resultados: Foram realizadas 6.832 ações em 65 escolas pactuadas, resultando em uma cobertura de 21,95% do programa no município. Das doze ações recomendada, somente ‘’sinais de agravos de doenças em eliminação’’ não foi realizada. Conclusão: Foi possível apresentar um panorama das ações realizadas em 2017, que apesar de ser o primeiro ano de implementação da nova portaria, a maioria das ações foram realizadas. Destaca- se a importância de investimentos no PSE para seguimento das ações, visto que, a escola é um espaço favorável para a educação em saúde e construção de ações preventivas, com foco na qualidade de vida, principalmente em territórios vulneráveis. Contribuições para a Enfermagem: O planejamento estratégico de ações de acordo com a realidade local facilita na organização das ações, visando que todos os territórios têm suas especificidades. É de suma importância o enfermeiro do território conhecer as necessidades da população, através das consultas e acolhimento para poder implementar temas prioritários nas escolas para fortalecer o vínculo da criança e adolescente na unidade.


Referências:
1. Araújo J.P. et al. História da saúde da criança: conquistas, políticas e perspectivas. Rev. bras. enferm. [Internet]. 2014 Dec; 67( 6 ): 1000-1007. ​ 2. Brasil. Ministério da Saúde. Programa Saúde na Escola. Cadernos da Atenção Básica Brasília: MS; 2009.​ 3. Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Interministerial n° 1.055, de 25 de Abril de 2017. Redefine as regras e os critérios para adesão ao Programa Saúde na Escola - PSE por estados, Distrito Federal e municípios e dispõe sobre o respectivo incentivo financeiro para custeio de ações. Diário Oficial da União 26 abr 2017; Seção 1.​ 4. Prefeitura de Porto Alegre. Boletim Epidemiológico 68 [recurso eletrônico]. Porto Alegre: Fevereiro, 2018​ 5. Corrêa E.H. et al. Impacto das equipes de saúde bucal da Estratégia da Saúde da Família na saúde bucal de adolescentes do sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2016;21(5):1607-1616. ​