1372637 | TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO ENSINO INFANTIL COMO ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO | Autores: Joyce Regina Pereira|joycereginapereiraa@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Kelem Bianca Costa Barros|kelemfarah@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Paula Regina Barbosa de Almeida|paulita-almeida@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Heloize Souza Machado|heloizemachado1@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará |
Resumo: Este resumo tem como objetivo relatar a experiência da ação educativa
realizadas por 6 acadêmicas do 4º semestre de Enfermagem da Universidade
Federal do Pará, sobre as condutas dos pedestres no trânsito para diminuição
de acidentes. A atividade foi realizada em uma Escola pública de Ensino
Fundamental e Médio em Belém-Pa, com 23 estudantes da 4º Série do Ensino
Fundamental, de idade entre 10 e 12 anos. Ocorreu em dois momentos: Iniciou
com o acolhimento e um diálogo sobre quais seriam comportamentos adequados no
trânsito. Em seguida foi usada uma maquete representando o sistema de trânsito
no Brasil. No segundo momento foi realizado um _game _(jogo da velha) para
avaliar o conhecimento adquirido após atividade educativa. Foi percebido, que
o conhecimento acerca das condutas adequadas no trânsito era deficitário, pois
não sabiam apontar no jogo da velha as condutas errôneas. Em alguns momentos
os discentes relataram que as avenidas são locais principais para as
brincadeiras em grupo, e não uso de equipamentos de proteção ao andar de
motocicleta. As tecnologias usadas visaram esclarecer e agilizar o processo de
captação de informações das crianças, como a maquete da avenida onde poderia
ocorrer vários acidentes e o _game_ com condutas inadequadas que poderiam
gerar em traumas, visaram avaliar o conhecimento recebido durante a ação.
Conclui-se que a escola é um importante local para abordar segurança e
prevenção de acidentes pois sensibiliza os adolescentes à praticarem um
comportamento saudável no trânsito, contribuindo para a segurança e diminuição
de acidentes. O Enfermeiro como educador, inserido nas escolas visa
proporcionar a quebra de paradigmas e incentivar mudanças de hábitos a fim de
estabelecer a segurança de indivíduos nos meios de transportes e avenidas para
a diminuição do alto índice de mortalidade.
Referências: SOUZA, CL; ROIM, TPB. Metodologia de ensino na educação infantil. Rev. Científica de ciências aplicadas da FAIP, 2016.
DAHLBERG, G; MOSS, P; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectiva pós-moderna. Porto Alegre, 2003. |