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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1372637


1372637

TECNOLOGIAS EDUCATIVAS NO ENSINO INFANTIL COMO ESTRATÉGIAS PARA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO TRÂNSITO

Autores:
Joyce Regina Pereira|joycereginapereiraa@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Kelem Bianca Costa Barros|kelemfarah@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Paula Regina Barbosa de Almeida|paulita-almeida@hotmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará ; Heloize Souza Machado|heloizemachado1@gmail.com|estudante de Graduação|estudante de Enfermagem|estudante|universidade Federal do Pará

Resumo:
Este resumo tem como objetivo relatar a experiência da ação educativa realizadas por 6 acadêmicas do 4º semestre de Enfermagem da Universidade Federal do Pará, sobre as condutas dos pedestres no trânsito para diminuição de acidentes. A atividade foi realizada em uma Escola pública de Ensino Fundamental e Médio em Belém-Pa, com 23 estudantes da 4º Série do Ensino Fundamental, de idade entre 10 e 12 anos. Ocorreu em dois momentos: Iniciou com o acolhimento e um diálogo sobre quais seriam comportamentos adequados no trânsito. Em seguida foi usada uma maquete representando o sistema de trânsito no Brasil. No segundo momento foi realizado um _game _(jogo da velha) para avaliar o conhecimento adquirido após atividade educativa. Foi percebido, que o conhecimento acerca das condutas adequadas no trânsito era deficitário, pois não sabiam apontar no jogo da velha as condutas errôneas. Em alguns momentos os discentes relataram que as avenidas são locais principais para as brincadeiras em grupo, e não uso de equipamentos de proteção ao andar de motocicleta. As tecnologias usadas visaram esclarecer e agilizar o processo de captação de informações das crianças, como a maquete da avenida onde poderia ocorrer vários acidentes e o _game_ com condutas inadequadas que poderiam gerar em traumas, visaram avaliar o conhecimento recebido durante a ação. Conclui-se que a escola é um importante local para abordar segurança e prevenção de acidentes pois sensibiliza os adolescentes à praticarem um comportamento saudável no trânsito, contribuindo para a segurança e diminuição de acidentes. O Enfermeiro como educador, inserido nas escolas visa proporcionar a quebra de paradigmas e incentivar mudanças de hábitos a fim de estabelecer a segurança de indivíduos nos meios de transportes e avenidas para a diminuição do alto índice de mortalidade.


Referências:
SOUZA, CL; ROIM, TPB. Metodologia de ensino na educação infantil. Rev. Científica de ciências aplicadas da FAIP, 2016. DAHLBERG, G; MOSS, P; PENCE, A. Qualidade na educação da primeira infância: perspectiva pós-moderna. Porto Alegre, 2003.