Imprimir Resumo


20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1362671


1362671

CUIDADOS PALIATIVOS: CONSTRUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCATIVAS PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM

Autores:
Gabriel Silva da Rosa de Carvalho|dilsonlopes2018@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|monitor de Sae das Faculdades São José|faculdades São José ; Carla Oliveira Shubert|carlashubert@yahoo.com.br|enfermeira|mestre Em Enfermagem Unirio|professor das Faculdades São José E Univeritas Rio; Enfermeira Ministério da Saúde.|ufrj ; Dilson da Silva Lopes|dilsonenfermagem2016@gmail.com|acadêmico de Enfermagem|graduando|monitor de Sae das Faculdades São José|faculdades São José ; Tânia Catarina Sobral Soares|tcssmel@hotmail.com|enfermeira|mestre Em Enfermagem, Especialista Em Oncologia|professora Unesa E Faculdades São José, Enfermeira.|centro Universitário Celso Lisboa

Resumo:
**OBJETIVOS:** Esse trabalho tem como objetivo a construção de tecnologias educativas com intuito de instruir a equipe de enfermagem acerca dos cuidados paliativos. **MÉTODO:** Tecnologias educativas impressa em forma de jogo de tabuleiro, como meio de informação e sensibilização da equipe de enfermagem, facilitando o processo do ensino-aprendizagem acerca dos cuidados paliativos. **RESULTADOS:** O recurso é simples e sustentável, não precisamos dispor de tecnologias digitais. Os discentes utilizam a forma lúdica do jogo com a abordagem de situação-problemas. **CONCLUSÃO:** Encontrei nessa maneira, uma forma de variar as abordagens das situação-problema vivenciada por  nós no dia-a-dia em cuidados paliativos, que às vezes fica difícil fazer a associação com os princípios determinados pela OMS. O ensino da enfermagem tem sofrido transformações nos últimos tempos onde se evidenciam mudanças metodológicas, cujo desafio do docente é buscar métodos de ensino e aprendizagem, visando problematizar teoria e prática, com estratégias de ensino-aprendizagem. A gamificação tem sido um recurso muito utilizado para problematização na graduação, esses recursos trazem** IMPLICAÇÕES** **PARA A ENFERMAGEM **em forma de ações inovadoras nas ações educativas, onde o graduandos pode inovar a tradicional sala de espera utilizando recursos sustentáveis e atrativos aos usuários.


Referências:
1. Silva RC, Ferreira MA. A tecnologia em saúde: uma perspectiva psicossociológica aplicada ao cuidado de enfermagem. Esc Anna Nery Rev Enferm. [on-line]. 2009 jan-mar. [citado em 04 nov 2012]; 13 (1): 169-173. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ean/v13n1/v13n1a23.pdf 2. Rocha PK, Prado ML, Wal ML, Carraro TE. Cuidado e tecnologia: aproximações através do Modelo de Cuidado. Rer Bras Enferm. [on-line]. 2008 [citado em 03 nov 2012]; 61(1):113-6. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/reben/v61n1/18.pdf