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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1303328


1303328

A CONSTRUÇÃO DO CIRCUITO AFETIVO REPRESENTACIONAL DOS ADOLESCENTES QUE VIVEM COM HIV/AIDS.

Autores:
Renê dos Santos Spezani|renespezani@gmail.com|enfermeiro|doutor Em Enfermagem|professor Adjunto|centro Universitário Augusto Motta (unisuam/rj) ; Denize Cristina de Oliveira|dcouerj@gmail.com|enfermeira|doutora Em Saúde Pública Pela Universidade de São Paulo E Pós-doutora Em Psicologia Social Pela École Des Hautes Etudes En Sciences Sociales (ehess), Paris/frança.|professora Titular|universidade do

Resumo:
O circuito afetivo-representacional constitui um complexo perceptivo/associativo da vida cotidiana, através do qual a mente cria e coloca em funcionamento o conteúdo da memória, influenciando as dinâmicas que operam sobre as motivações, comportamentos, atitudes, interesses e representações de um sujeito acerca do mundo e de si. O objetivo foi analisar a construção do circuito afetivo-representacional de adolescentes que vivem com HIV/aids. Trata-se de pesquisa qualitativa, referenciada à luz da perspectiva processual da Teoria das Representações Sociais, Teoria da Identidade Social e Teoria Ego-ecológica, autorizada por meio do CAAE número 13650213.9.0000.5259 e desenvolvida em um hospital de referência para tratamento de HIV/aids, localizado na cidade do Rio de Janeiro. Os participantes foram 42 adolescentes soropositivos ao HIV, com idades compreendidas entre 15 e 22 anos, atendidos no ambulatório da referida instituição. Os dados foram coletados mediante um instrumento de contextualização dos sujeitos e um roteiro composto por uma pergunta aberta e uma adaptação do Inventário Multifásico de Identidade Social. A apresentação e discussão dos dados fundamentaram-se nas proposições metodológicas da Teoria Ego-ecológica e da análise de conteúdo temática. Os resultados indicaram que a construção do circuito afetivo-representacional dos participantes é mediada por conhecimentos prévios acerca da doença e a partir de um processo dialógico psico-contextual, que transcorre em meio a vivências demarcadas pela necessidade de encobrimento, onde o preconceito e o estigma social exercem influência negativa sobre as representações que constroem sobre si, quando se comparam aos outros grupos sociais com os quais interagem em suas relações cotidianas. Conclui-se que a valorização desse circuito afetivo- representacional se faz necessária, à medida que configura possibilidade de estabelecer percursos que possam dar o necessário amparo e resolutividade as suas demandas de saúde, bem como para seus respectivos familiares ou cuidadores.


Referências:
Jodelet D. O movimento de retorno ao sujeito e a abordagem das representações sociais. Soc. Est. 2009 Set-Dez; 24 (3): 679-712.. Jodelet D. As representações sociais. Rio de Janeiro: EdUERJ; 2001. Tajfel H. Human groups and social categories. New York: Cambridge University Press; 1981. Zavalloni M. The affective-representational circuit as the foundation os identity. New Ideas Psychol. 1986; 4 (3): 333-349. Zavalloni M.. E-motional memory and the identity system: it’s interplay with representations of the social world. In: Deaux K, Philogene G. (Org.): Representations of the social bridgin theoretical traditions. New York: Basil-Blackwell; 2001. Zavalloni M., Louis-Guérin. L’égo-ecologie comme étude de l’interaction symbolique et imaginaire de soi et dês autres. Sociol. sociétés. 1987 Oct.; 19 (2): 65-75. Zavalloni M., Louis-Guérin. Identité sociale et conscience: introduction à l’égo ecologie. Quebec: Les Presses de I’ Université de Montreal; 1984.