1231975 | CONTRIBUIÇÕES FREIREANAS NO ENSINO EM ENFERMAGEM: REVISÃO INTEGRATIVA | Autores: Patrícia Alves Galhardo Varanda|pati_ag@yahoo.com.br|enfermeira|enfermeira do Trabalho- Mestranda|mestranda|universidade Federal da Bahia - Ufba ; Ises Adriana Reis dos Santos|ises.reis@live.com|enfermeira|enfermeira / Mestranda|mestranda|universidade Federal da Bahia - Ufba ; Camila Dourado Reis das Virgens|camila.drvirgens@gmail.com|enfermeira|enfermeira / Mestranda|docente/ Mestranda|universidade Federal da Bahia - Ufba ; Naomy Safira Batista da Silva|naomysaf@gmail.com|graduação Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|graduanda Em Enfermagem|universidade Federal da Bahia - Ufba ; Simone Coelho Amestoy|simoneamestoy@hotmail.com|enfermeira|doutora Em Enfermagem|doutora Em Enfermagem E Professora da Universidade Federal da Bahia|universidade Federal da Bahia - Ufba |
Resumo: **Objetivos: **identificar na literatura estudos que abordam os conceitos teóricos-metodológicos de Paulo Freire e suas contribuições no ensino em enfermagem. **Método: **revisão integrativa dos produtos de pesquisas científicas nacionais, em base de dados online do período 2015 a 2019, publicados na Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). A seleção das produções foi realizada em abril de 2019, utilizando as palavras-chaves: Paulo Freire e Enfermagem. **Resultados: **foram selecionadas 57 produções, após excluídos artigos de reflexão ou revisão, repetidos ou que não remetiam ao objetivo proposto. Totalizando dez artigos, sendo distribuídos em cinco BDENF, quatro LILACS, um MEDLINE. Procurou-se evidenciar as contribuições dos ensinamentos de Freire no contexto de formação profissional em enfermagem. **Conclusão: **o legado freireano é importante no cenário educacional, e tem se mostrado significante nas colaborações de estudos em saúde e de enfermagem, por meio de uma construção que valoriza o pensamento crítico e reflexivo. E compreende-se que mediante o diálogo é possível aderir uma educação crítica e problematizadora, permeado por um processo de criatividade e respeito entre os educadores e educandos. O processo de formação do enfermeiro requer o desenvolvimento de competências assistenciais e gerenciais, para que o mesmo se prepare para as exigências do mercado de trabalho. Corroborando com os pensamentos de Freire, de um sujeito com uma visão crítica, para tomar decisões, criar autonomia com seu próprio amadurecimento. **Contribuições ou implicações para a Enfermagem: **proporciona para a enfermagem, espaços de integração e reflexão entre os educadores e educandos, aprimorando a autonomia do discente, como um sujeito transformador de sua realidade. Mediante seu compromisso ético e profissional, para com o gerenciamento do cuidado. As ideias de Freire, favorecem e agregam para a formação de novos enfermeiros, devido sua aproximação com a realidade social, que necessitada de humanização, respeito e diálogo entre os sujeitos.
Referências: Gurgel SS, Taveira GP, Matias EO, Pinheiro PNC, Vieira NFC, Lima FET. Jogos educativos: recursos didáticos utilizados na monitoria de educação em saúde. REME – Rev Min Enferm. 2017[citado em Jun];21:e-1016. Disponível em: DOI: 10.5935/1415-2762.20170026
Winters, J.R.F; Prado, M.L.P. Critical process in creative education: nursing graduates perceptions. Revista Aladefe. 2015. [citado em Abril]. Disponível em: https://www.enfermeria21.com/revistas/aladefe/articulo/160/
Hermida, P.M.V; Marçal, C.C.B.; Ebsen, E.S.; Heidemann, I.T.S.B.; Meirelles, B.H.S. Educação em saúde nas práticas do subsistema profissional de saúde. Revista Baiana de Enfermagem, Salvador, v. 30, n. 2, p. 1-12, abr./jun. 2016. Disponível em: DOI: 10.18471/rbe.v30i2.15726
Winters JRF, Prado ML, Waterkemper R, Kempfer SS. Formação dialógica e participativa na enfermagem: contribuição ao desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo e criativo de acadêmicos. REME – Rev Min Enferm. 2017[citado em Out];21:e-1067. Disponível em:DOI: 10.5935/1415-2762.20170077 |