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20º SENPE • ISSN: 2237-3454
Resumo: 1214529


1214529

PUNÇÕES EM CRIANÇAS: A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL

Autores:
Débora Costa Kind|deborakind@hotmail.com|graduação Em Enfermagem|graduanda|não Consta|universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat ; Daniely Takekawa Fernandes|daniely_takekawa@hotmail.com|enfermeira|graduação Em Enfermagem|enfermeira|universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat ; Thaís Martins dos Santos|thaisms.enf@gmail.com|enfermeira|mestre Em Ciências Ambientais|docente da Disciplina de Saúde da Criança E do Adolescente No Curso de Enfermagem|universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat ; Maria Marta de Oliveira Lino|martalino08@gmail.com|psicóloga|mestre Em Linguística|psicóloga Na Área Hospitalar|hospital Regional de Cáceres Dr. Antônio Fontes

Resumo:
**PUNÇÕES EM CRIANÇAS: A APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE BRINQUEDO TERAPÊUTICO INSTRUCIONAL** **OBJETIVOS:** Observar os efeitos da utilização do brinquedo terapêutico (BT) sobre o comportamento da criança hospitalizada para a punção venosa. **MÉTODOS: **Estudo descritivo, qualitativo com dez crianças internadas no Hospital Regional Dr. Antônio Fontes entre outubro e dezembro de 2016. Foram utilizados instrumentos padronizados na literatura para aplicação da técnica do brinquedo terapêutico. Os dados foram tabulados e analisados no Microsoft Office Excel 2007, utilizando o cálculo de frequência relativa e o instrumento _Wordle™_. **RESULTADOS:** Durante a técnica do BT, as crianças foram colaborativas, dramatizavam os procedimentos, ajudavam, observaram, e realizavam perguntas, além de verbalizar os sentimentos quando submetida ao procedimento real. O BT apresenta uma catarse de sentimentos, alívio das tensões relacionadas à doença e a hospitalização, amenizando os efeitos negativos e traumáticos, contribuindo para a humanização da assistência à criança, contribuiu positivamente durante a realização de procedimentos dolorosos, além de possibilitar a recreação, favorece a dramatização e a expressão de sentimentos. A punção venosa foi associada às vivências da criança no ambiente hospitalar, em todos os momentos se referiam aos procedimentos e como foram realizados. No decorrer da reprodução da técnica percebeu-se que a experiência da criança influenciou diretamente para expressar seus sentimentos após a realização da mesma. Durante a observação das reações no procedimento, as crianças demostraram compreender a importância de não movimentar o corpo e entenderam a necessidade dos procedimentos invasivos para a melhora clínica. **CONCLUSÃO**: Após a técnica do BT observou-se melhora na comunicação da criança com o pesquisador, profissionais e acompanhante. Houve contribuição para a criança compreender os procedimentos hospitalares e diminuição dos traumas decorrente da internação, possibilitando o conhecimento prévio das crianças sobre o procedimento. O brinquedo terapêutico contribui para assistência de enfermagem integral e humanizada.


Referências:
Souza LPS e, Silva CC da, Brito JCA de, Santos AP de O, Fonseca ADG, Lopes JR, Silva CS de O, Souza de AAM. O Brinquedo Terapêutico e o lúdico na visão da equipe de enfermagem. J Health Sci Inst [Internet]. 2012 [citado 26 de abril de 2016]; Disponível em: http://www.unip.br/comunicacao/publicacoes/ics/edicoes/2012/04_out-dez/V30_n4_2012_p354a358.pdf Ferrari R, Alencar GB de, Viana DV. Análise das produções literárias sobre o uso do brinquedo terapêutico nos procedimentos clínicos infantis. Gestão e Saúde. 10 de maio de 2012;3(2):pag. 660-673. Oliveira CS. Brinquedo terapêutico: uma análise da produção literária dos enfermeiros. Gestão e Saúde. 10 de outubro de 2011;2(1):90–4. Artilheiro APS, Almeida F de A, Chacon JMF. Use of therapeutic play in preparing preschool children for outpatient chemotherapy. Acta Paulista de Enfermagem. 2011;24(5):611–6.